O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles: suspeita de enriquecimento ilícito leva à quebra de sigilo bancário.
Em publicação nas redes sociais, Salles afirmou que Biden e o mundo ocidental agradecem Bolsonaro por ter convencido Putin a desistir da invasão ao país vizinho.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles publicou nas redes sociais, em tom de brincadeira, que o presidente Jair Bolsonaro teria evitado um conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Salles escreveu: "Biden e o mundo ocidental agradecendo Bolsonaro por ter convencido Putin a desistir da invasão ao país vizinho, talkey?!?".

Em outra postagem, o ex-ministro parabenizou o presidente brasileiro e compartilhou a montagem de uma capa da Revista Time com a foto de Bolsonaro e o texto: “Prêmio Nobel da Paz 2022. Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta. Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia.” Salles lançou ainda a hashtag #nobelnaro.

As publicações, por óbvio, não têm amparo na realidade. Bolsonaro desembarcou em Moscou nesta terça-feira (15) para um encontro bilateral com Putin e nem se encontrou com o presidente russo ainda, o que deve acontecer apenas no dia seguinte. Eles não tiveram sequer a oportunidade de dialogar sobre o conflito com a Ucrânia. A apoiadores na semana passada, Bolsonaro disse que, se dependesse dele, haveria diminuição da tensão nos conflitos entre os países, mas o presidente brasileiro deixou claro que não pode interferir nessa questão.