Na versão atual do documento, a concessão contempla 47 das 64 cidades atualmente atendidas pela Cedae.
Na versão atual do documento, a concessão contempla 47 das 64 cidades atualmente atendidas pela Cedae.| Foto: Cedae/Facebook

Na véspera da data prevista - após sucessivos adiamentos - para a publicação do edital de concessão dos serviços de água e esgoto no Estado do Rio, o governo fluminense publicou nesta segunda-feira (28), um decreto para autorizar a "abertura de procedimento licitatório sob a modalidade de concorrência internacional". O decreto é datado da última quarta-feira, 23, mas entra em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado. O texto traz poucas informações sobre a concessão, mas é um passo necessário para a publicação do edital.

Na versão atual do documento, a concessão contempla 47 das 64 cidades atualmente atendidas pela Cedae, a estatal fluminense de saneamento. Com essa área, estão previstos em torno de R$ 31 bilhões em investimentos. Se alguma cidade do interior não firmar o convênio de adesão, eventualmente, os valores diminuem, mas a maior parte dos aportes está concentrada na região metropolitana. Nesse caso, a adesão se deu por meio da Câmara Metropolitana.