"Robôs do Twitter" a favor de Ricardo Salles.
Durante auge da crise dos incêndios na Amazônia hashtags foram manipuladas por “robôs do Twitter” a favor de Ricardo Salles.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Uma análise divulgada pela Agência Pública destaca que durante o auge da crise dos incêndios na Amazônia, entre os dias 19 e 24 de agosto, pelo menos dois dos assuntos mais comentados no Twitter com hashtags (#) foram impulsionados por robôs e as chamadas turbas virtuais. A expressão #SomosTodosRicardoSalles, em referência ao ministro do Meio Ambiente, tem indícios de manipulação de tendências por robôs do Twitter, conforme análise de dados extraídos pelo Laboratório de Pesquisadores Forenses Digitais (DFRLab), da organização Atlantic Council.

Além disso, “apenas 180 usuários (1% do total de perfis que usaram a tag) foram responsáveis por 20% das primeiras 50 mil postagens com a #AmazôniaSemONG”, revela o conteúdo da pesquisa. Além dos "robôs do Twitter", outra expressão utilizada foi #ApoioTotalRicardoSalles, convocada por um tuitaço a partir de um número que distribuiu mensagens via WhatsApp, e que convocava os usuários também a seguir a conta da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo Federal (Secom) no Twitter. O levantamento completo está disponível neste link.