Nesta segunda-feira (25), uma aeronave C-105 da FAB decolou às 19h25 (Horário de Brasília) de Porto Velho (RO) transportando 15 pacientes para Curitiba (PR).
Nesta segunda-feira (25), uma aeronave C-105 da FAB decolou às 19h25 (Horário de Brasília) de Porto Velho (RO) transportando 15 pacientes para Curitiba (PR).| Foto: Reprodução/Twitter oficial da Força Aérea Brasileira

O Ministério Público de Rondônia afirma que o governo estadual alterou o número de vagas em UTI e leitos clínicos para evitar um decreto mais restritivos para o enfrentamento da Covid-19. As alterações, diz o MP, ocorreram em dezembro e janeiro com a inclusão de leitos inativos no relatório diário de ocupação em hospitais do estado.

Atualmente, a capital Porto Velho enfrenta falta de leitos para pacientes da Covid-19 e transferiu para outros estados. De acordo com o MP, os dados nos relatórios citam 30 leitos de UTI e 23 clínicos do Hospital de Campanha da Zona Leste, desativado em 14 de outubro. No entanto, no local há apenas camas e equipamentos, sem profissionais de saúde para realizar o atendimento.

O MP em Rondônia abriu um inquérito civil público para investigar as alterações nos relatórios.