Rosa Weber terá como vice Luís Roberto Barroso, que assume comando do STF em outubro de 2023
Rosa Weber terá como vice Luís Roberto Barroso, que assume comando do STF em outubro de 2023| Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

A ministra Rosa Weber foi eleita formalmente nesta quarta-feira (10) como a próxima presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela assume o cargo em setembro, após o fim do mandato de dois anos de Luiz Fux no comando do tribunal, e ficará no posto até outubro do ano que vem, quando completa 75 anos e deve se aposentar compulsoriamente. Assumirá depois o posto o ministro Luís Roberto Barroso, eleito vice-presidente.

A presidência no STF é rotativa. Por tradição, assume o cargo a cada dois anos o ministro mais antigo na Corte que ainda não havia assumido a função. A eleição é formal e, em geral, o ministro eleito recebe 10 votos, de todos os demais colegas, e se abstém na votação.

Na sessão desta quarta, Rosa Weber disse estar sensibilizada pelo voto de confiança dos demais ministros. “Exercer a chefia do Poder Judiciário, na presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, para uma juíza de carreira como eu, que está na magistratura há 46 anos, é uma honra inexcedível e sobretudo quando se tem a sorte de ter a companhia de um ministro generoso e amigo como Luís Roberto Barroso”, disse.

“Em especial, nesses tempos tumultuados que estamos vivendo, o exercício desse cargo trata-se de um imenso desafio, como bem Vossa Excelência pode atestar, ministro Fux. Mas vou procurar desempenhá-lo com toda a serenidade e com o apoio de Vossas Excelências, que para mim será fundamental”, disse a ministra.