O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz (Podemos).
O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz (Podemos).| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz (Podemos), afirmou nesta quinta-feira (2) que o presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem era aliado, é um "traidor" do país e faz "sem-vergonhice" para governar. Questionado sobre a existência de "toma lá, dá cá" para manter a governabilidade, o general afirmou que não há ingenuidade da parte do presidente. "Não tem ingenuidade, tem 'sem-vergonhice'. Prometer uma coisa, e depois não fazer. Você não pode considerar um parlamentar que tinha 28 anos de Câmara como ingênuo", disse o em entrevista ao portal UOL.

Santos Cruz foi demitido do governo em julho de 2019. Na semana passada, o general se filiou ao Podemos, mesmo partido do também ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro. Após deixarem o governo, os dois passaram de aliados a críticos do presidente. "O grande traidor desse país se chama Jair Messias Bolsonaro. Ele destruiu quase todas as instituições por onde teve alguma atuação mais intensa. Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde... Toda instituição onde ele colocou a mão", apontou o general.

A expectativa é de que Santos Cruz concorra ao Senado nas eleições de 2022. Ele confirmou que a tendência é disputar alguma vaga no Congresso, mas ainda não definiu seu reduto eleitoral, e citou como possibilidades Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.