vacina-são-paulo
As duas principais vacinas em aplicação no Brasil, a Coronavac/Butantan e a de Oxford/Fiocruz, usaram linhagens celulares derivadas de fetos abortados na produção ou nos testes.| Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

A vacinação da Covid em São Paulo vai passar a incluir grávidas e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades no grupo prioritário para receber o imunizantes a partir da próxima semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo governo estadual.

A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, acima dos 18 anos, terá início a partir do dia 11 de maio e deve beneficiar 100 mil mulheres. As gestantes com comorbidades poderão ser vacinadas em qualquer idade gestacional. Já as puérperas serão vacinadas com o prazo de até 45 dias após o parto.

O plano de vacinação em São Paulo exige que as grávidas e puérperas comprovem o estado gestacional, apresentando a carteira de acompanhamento, o pré-natal ou laudo médico, além do atestado de nascimento da criança, no caso das puérperas.

Em 11 de maio será a vez do início da vacinação contra Covid das pessoas com deficiência permanente e que tenham entre 55 e 59 anos de idade e recebam o benefício de prestação continuada de assistência social (BPC).