Segundo o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, havia a possibilidade de se realizar o carnaval de rua com a exigência do comprovante de vacinação, mas a proposta foi descartada.
Segundo o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, havia a possibilidade de se realizar o carnaval de rua com a exigência do comprovante de vacinação, mas a proposta foi descartada.| Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura de São Paulo

A prefeitura de São Paulo informou nesta quinta-feira (6) que a cidade não terá os tradicionais blocos do carnaval de rua neste ano. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada com base em dados técnicos apresentados pela vigilância sanitária sobre o crescimento de casos e contaminação pelo variante Ômicron e do surto de gripe na capital paulista.

Ainda segundo a prefeitura, os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi devem prosseguir e serão tema de discussão com representantes da Liga das Escolas de Samba para definição de protocolos sanitários a serem adotados para a realização do evento. . “Vamos construir um protocolo como construímos com outras atividades. Acabamos de fazer um para São Silvestre e ela foi coberta de sucesso, com o cumprimento de tudo aquilo que a vigilância sanitária exigiu para realização do evento. Inclusive com os corredores iniciando a corrida com máscara”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

De acordo com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, havia a possibilidade de se realizar o carnaval de rua com a exigência do comprovante de vacinação, mas a proposta foi descartada. “Demonstramos total transparência no anúncio do cancelamento com a apresentação dos dados preocupantes do cenário epidemiológico na cidade. Existia uma proposta de se fazer um carnaval controlado com o passaporte da vacina em ambientes grandes e abertos como o autódromo, mas também está descartada essa possibilidade”, afirmou Nunes. A partir da próxima segunda-feira (10) todos os eventos da cidade de São Paulo irão exigir o passaporte da vacina.

A prefeitura do Rio de Janeiro e de outras cidades também cancelaram o carnaval de rua de 2022. No Rio, os desfiles das escolas de samba também foram mantidos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).