Quem não apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ficará impedido de entrar nos estabelecimentos da cidade de São Paulo.
Quem não apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ficará impedido de entrar em eventos na cidade de São Paulo.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (23) que irá exigir um comprovante de vacinação contra a Covid-19 para liberar a entrada da população em congressos, feiras de negócios, jogos de futebol e outros tipos de eventos. Inicialmente, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que haveria exigência do comprovante também na entrada de bares e restaurantes. Porém, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse ao jornal O Estado de São Paulo que a verificação não será obrigatória para esse tipo de estabelecimento e o comércio em geral.

Segundo a prefeitura, a comprovação poderá ser feita por cartão físico ou por aplicativo. "A pessoa baixa o aplicativo da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado", afirmou o prefeito Ricardo Nunes. De acordo com ele, o dispositivo e-SaudeSP está em fase de testes e a previsão é a de que até sexta-feira (27) já esteja concluído. O controle deve começar a vigorar no dia 30 de agosto.

Quem não apresentar o comprovante de vacinação será barrado e ficará impedido de entrar nesses espaços. Já o estabelecimento que não cumprir a exigência será multado. “O conceito principal é o de que os estabelecimentos só aceitem pessoas com a vacina. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa. Para evitar isso vamos oferecer todos os mecanismos para fazer essa identificação”, afirmou Nunes.