Consumo de bebida alcoólica fica proibido depois das 20h
Consumo de bebida alcoólica fica proibido depois das 20h| Foto: Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (11) a restrição dos horário de funcionamento de bares e restaurantes e a ampliação no caso do comércio de rua e de shopping centers. As medidas são adotadas ainda dentro da fase amarela. A partir da 0h deste sábado (12), bares só poderão funcionar até as 20h, enquanto restaurantes podem ficar abertos até as 22h, mas devem encerrar a venda de bebida alcoólica às 20h.

Já o comércio teve o período diário permitido para funcionamento ampliado de 10h para 12h, com obrigação de encerrar as atividades até as 22h. Em todos os casos, seguem valendo os mesmos protocolos de higiene e limite de capacidade, restrito a até 40% da ocupação dos locais.

Segundo a secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a decisão de expandir o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais em 2 horas por dia foi tomada após consulta a representantes do setor e estudos científicos, como um compromisso para evitar aglomerações. A lógica é que a frequência de clientes ficará mais espaçada ao longo do dia.