Estado de São Paulo volta para fase vermelha; entenda
Equipe da vigilância sanitária em fiscalização dos comércios| Foto: Governo de São Paulo

O estado de São Paulo volta para a fase vermelha da quarentena a partir desta sexta-feira (1º). A medida vale até o dia 3 de janeiro e tem como objetivo frear o avanço da Covid-19. Apenas os serviços essenciais estão autorizados a abrir as portas no período.

Nesta quinta-feira (31), o governo de São Paulo publicou no Diário Oficial a prorrogação da quarentena no estado até o próximo dia 7 de fevereiro. Trata-se da renovação do que já havia sido determinado pelo governo no início da pandemia e que vem sendo prorrogado pelo governador João Doria (PSDB) mesmo com todas as flexibilizações do Plano São Paulo.

Entre esta sexta até domingo podem funcionar apenas hospitais, farmácias, mercados, postos de combustível, açougues, transportes coletivos pet shops e outros serviços considerados essenciais. Não podem funcionar bares, shoppings, lojas, parques, academias, equipamentos culturais (cinemas, teatros e outros) e demais serviços considerados não essenciais.

O estado de São Paulo registrou 57% a mais de mortes por Covid-19 no mês de dezembro em comparação ao mês anterior. Além disso, o número de casos também aumentou. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o aumento foi de 68% em dezembro em relação ao mês de novembro.