O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a compra de mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para o próximo ano.
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a compra de mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para o próximo ano.| Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a compra de mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para o próximo ano, com a possibilidade de 50 milhões de doses adicionais, caso necessário. O acordo foi informado pelo ministro Marcelo Queiroga, durante evento realizado em Salvador (BA). Segundo ele, o custo estimado com a vacinação da população brasileira em 2022 será de R$ 11 bilhões.

“Essa é a reafirmação do compromisso do governo Bolsonaro com o fim da pandemia da Covid-19”, disse Queiroga. “Esse esforço começou desde o início da pandemia. A busca de vacinas não aconteceu de maneira atrasada como a falsa narrativa quer fazer crer à população do Brasil”, enfatizou o ministro.

De acordo com a pasta, no total, serão disponibilizadas 354 milhões de doses em 2022. Serão adquiridas também mais 120 milhões de vacinas da AstraZeneca e outras 134 milhões de doses são do contratos atuais, que ficaram com um saldo disponível no próximo ano.

“Além dessas 20 milhões de doses (da Pfizer) até março, o contrato prevê mais 25 milhões até junho, outras 35 milhões até setembro e 19,9 milhões no último trimestre de 2022. Se houver necessidade, pelo surgimento de novas variantes, a composição das doses pode mudar”, afirmou o ministério.