O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na tarde desta terça-feira (11) a compra de mais de 100 milhões de doses da vacina produzida pelo laboratório Pfizer.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na tarde desta terça-feira (11) a compra de mais de 100 milhões de doses da vacina produzida pelo laboratório Pfizer.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na tarde desta terça-feira (11) a compra de mais de 100 milhões de doses da vacina produzida pelo laboratório Pfizer. Os imunizantes serão incluídos no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A negociação, que ocorre há várias semanas, foi concluída após a edição de uma medida provisória (MP) do governo federal liberando um crédito extraordinário de R$ 5,5 bilhões para a compra de 150 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Outra parte desses recursos deve custear a fabricação de 50 milhões de doses da vacina da AstraZeneca em território nacional.

"O presidente me incumbiu de impulsionar nossa campanha de vacinação. E é isso que estamos fazendo. O Brasil já é o quinto país que mais distribui vacinas à sua população. Nas mais de 38 mil salas de vacinação, nós temos o potencial de vacinar mais de 2,4 milhões de brasileiros por dia", afirmou o ministro, durante cerimônia para anunciar o repasse de recursos a prefeituras para serviços de atenção primária à saúde.

Queiroga afirmou que as novas doses da Pfizer só devem começar a chegar ao Brasil em setembro, com previsão final de entrega até o fim do ano. "Essas vacinas serão entregues ainda neste ano. Mais de 30 milhões no mês de setembro e as demais, até dezembro. Então, temos vacinas, de reconhecida eficácia, comprovadas pelas agências sanitárias mais rigorosas do mundo e vamos vacinar todos os brasileiros", garantiu.