Como será a vacinação contra a Covid em 2022
Segundo Queiroga, as medidas que serão analisadas pelo governo brasileiro já estão sendo adotadas em outros países.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde avalia a redução do período mínimo de quarentena em pessoas que testaram positivo para Covid de 10 para 5 dias. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (7) pelo ministro Marcelo Queiroga. “Se eu não me engano, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) já deu essa recomendação. O governo francês está, inclusive, autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente, por conta do número de casos. Então, isso está sendo analisado”, afirmou o ministro.

Segundo Queiroga, ainda hoje deve ser realizada uma reunião com os chefes da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) e da Secretaria de Vigilância Sanitária para tratar o tema. O grupo deve analista também a possibilidade de liberar para o trabalho servidores da saúde que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, mas que não apresentem sintomas. Esses trabalhadores iriam atuar na linha de frente contra a pandemia.

“Isso está sendo adotado em outros países e tem assento em evidências científicas. E aí é possível que nós adotemos a mesma conduta. Isso naturalmente que está em estudo na área técnica, na Secretaria de Vigilância em Saúde, na Secovid. Hoje eu tenho uma reunião com os secretários justamente para tratar sobre esses temas”, afirmou Queiroga.