Profissional de saúde prepara dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 em centro de vacinação em Brighton, Inglaterra, 26 de janeiro
Saúde irá negociar o cronograma de entrega e os valores das vacinas russa e indiana.| Foto: Ben Stansall/AFP

O Ministério da Saúde deve se reunir nesta sexta-feira (5) com representantes do instituto russo Gamaleya e do laboratório indiano Bharat Biotech para negociar a compra de mais 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin. O avanço nas negociações aconteceu depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase 3.

O ministério da Saúde afirmou que espera ter acesso aos imunizantes ainda neste mês. No encontro, serão discutidos também os termos contratuais, de acordo com as minutas de contrato solicitadas nesta quarta-feira (3), incluindo as bases da negociação, além do cronograma de entrega e dos valores das doses dos imunizantes.

A farmacêutica russa, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, afirmou que, se houver acordo, entre fevereiro e março poderá entregar um total de 10 milhões de sua vacina, que serão importadas diretamente da Rússia. A partir de abril seriam produzidos ainda 8 milhões de doses mensais no Brasil. No caso do imunizante indiano, outros 8 milhões da Covaxin poderão ser entregues em fevereiro pela companhia da Índia, que afirmou ter condições de entregar mais 12 milhões de sua vacina no mês seguinte.