Declaração foi dada por Bolsonaro durante motociata em Foz do Iguaçu, no Paraná,
Declaração foi dada por Bolsonaro durante motociata em Foz do Iguaçu, no Paraná,| Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou nesta sexta-feira (3) que só pretende comparecer aos debates presidenciais caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também confirme presença. De acordo com o presidente, "essa é uma questão de estratégia".

"Vou ver, isso é questão de estratégia. Mas é questão de estratégia do momento. Eu não quero assumir um compromisso agora e depois não cumprir na frente. Nunca um presidente, pelo o que eu tenha conhecimento, participou do primeiro turno de debate. Talvez eu compareça. Vamos esperar. Eu fecho agora, se o Lula for, eu vou junto com ele", disse Bolsonaro durante uma motociata que participou em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Como a Gazeta do Povo mostrou, Bolsonaro e Lula já sinalizam que não devem participar de todos os debates realizados por veículos de comunicação durante a disputa do primeiro turno. Até o momento, a campanha do PT tem sugerido durante as reuniões com as emissoras, que sejam realizados três debates no primeiro turno, em forma de pool, quando diferentes emissoras usam a mesma rede para transmissão.

Recentemente, o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, classificou como "covardia" a possibilidade de ausência dos adversários nos debates. "Será, Lula, que você vai mostrar ao Brasil que é igualzinho ao Bolsonaro? Por favor, não traia a democracia, não traia os valores que você tanto defendeu quando queria. Quando você [Lula] estava na cadeia em 2018, você entrou na Justiça para a Justiça lhe permitir, da cadeia, participar do debate, e agora que você está livre […] você não vai?", disparou Ciro Gomes. Em 2018, Lula estava preso, mas o PT o lançou como candidato a presidente. Mas a candidatura dele foi barrada pela Justiça Eleitoral.