secretário
Secretário foi ao Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, para entrevistar presos de facções criminosas.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O secretário de Administração Penitenciária do Rio, Raphael Montenegro, preso nesta terça-feira (17) em operação da Polícia Federal, viajou ao Paraná para conversar com 10 detentos, nove deles ligados à fação criminosa Comando Vermelho, informa o jornal O Globo. Eles cumprem pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, mas ainda comandam o tráfico em algumas regiões do Rio de Janeiro. As entrevistas, ocorridas nos dias 27 e 28 de maio, foram autorizadas pela Justiça Federal.

Na lista de "entrevistados" estavam os traficantes Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP; Fabiano Atanásio da Silva,o FB, e Carlos Eduardo Rocha Freire Barboza, o Cadu Playboy. As conversas foram gravadas com autorização da Justiça. Em um dos diálogos, Montenegro diz a Marcinho VP que o criminoso é mais poderoso que um "secretário de Segurança". Segundo a Polícia Federal, o secretário foi preso porque tentava fazer acordos com os traficantes com objetivo de receber vantagens financeiras.