Minha Casa Minha Vida
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, Minha Casa Minha Vida terá mais de 15 mil unidades entregues em todo o país neste ano.| Foto: TV Brasil/reprodução

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não lança um novo pacote de investimentos públicos em infraestrutura, marcas de gestões passadas do PT são reapresentadas pelo governo, com destaque para o programa de habitação Minha Casa Minha Vida.

Durante audiência pública no Senado, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), agradeceu ao Congresso pela provisão de recursos para os programas de sua pasta. “Estamos dinamizando o desenvolvimento gradual nesses primeiros quatro meses”, resumiu. Ele disse que vai priorizar a retomada de obras paralisadas desde os governos petistas e apelar para parcerias com prefeituras e governos estaduais.

Citando ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), listou retomadas de obras em habitações e projetos viários. O ministro falou em uma sessão conjunta das comissões de desenvolvimento regional (CDR) e de infraestrutura (CI) na manhã desta terça-feira (16).

O ministro Jader Filho defendeu ainda o investimento direto do governo em estatais, flexibilizando o Marco do Saneamento. “O setor público vai aonde a o setor privado não vai, por não encontrar retorno”, disse. Para ele, é possível haver uma sinergia entre contratos de concessão privada e obras públicas. O decreto que desvirtua o Marco do Saneamento foi derrubado na Câmara, mas ainda será debatido no Senado.