Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emergência de saúde

Senado aprova quebra temporária de patentes de vacinas e medicamentos

Plenário do Senado
Plenário do Senado. (Foto: Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto de lei que permite a quebra temporária de patentes para a produção de medicamentos e vacinas em casos de emergência nacional ou internacional em saúde, caso da pandemia de Covid-19. Foram 61 votos a favor e 13 contra, o texto agora vai para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

A nova regra altera a Lei de Propriedade Industrial e autoriza o governo a publicar uma lista de patentes ou de pedidos de patente de produtos necessários ao combate de situações de crise sanitária. O proprietário da patente deverá fornecer informações necessárias para reproduzir o medicamento. A remuneração dos donos da tecnologia serão determinadas a partir da análise de cada caso.

A nova regra autoriza o Congresso a criar leis para conceder a licença compulsória de patentes ou de pedidos de patente das tecnologias durante estado de calamidade pública. O PL 12/2021, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já tinha sido aprovado pela Casa, mas passou por alterações na Câmara dos Deputados e, por isso, precisou passar por nova votação dos senadores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.