Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou acordo para manter fundo eleitoral no mesmo valor de 2018.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou acordo para manter fundo eleitoral no mesmo valor de 2018.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Senado recuou e desistiu de votar a flexibilização das regras eleitorais diante da repercussão negativa do projeto. Em acordo anunciado pelo relator do projeto, Weverton Rocha (PDT-MA), e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apenas as regras sobre fundo eleitoral serão aprovadas. As demais alterações serão rejeitadas. “O valor do financiamento de campanha será mantido e as demais regras serão rejeitadas", anunciou Alcolumbre em uma rede social.

Uma sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acontece na tarde desta terça-feira (17) e, logo em seguida, o texto deverá seguir para o plenário do Senado. O projeto terá que retornar à Câmara e a ideia é que seja votado lá nesta quarta-feira (18), para garantir que o presidente Jair Bolsonaro possa sancioná-lo antes de 4 de outubro, data limite para que a regra esteja vigente na eleição de 2020.

Segundo Weverton Rocha, há um acordo entre os partidos políticos para que, na discussão do Orçamento 2020, seja previsto para o fundo eleitoral do próximo ano o mesmo valor de 2018, R$ 1,7 bilhão.