Sergio Cabral: compra de votos para Olimpíada do RJ
Ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral admitiu comprar votos de 9 votos do Comitê Olímpico para Olimpíada do RJ em 2016. Veja valores e envolvidos.| Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

Preso desde 2016, o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral (MDB) admitiu à Justiça Federal do Rio de Janeiro que comprou por US$ 2 milhões os votos de nove integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2009, para que a capital fluminense fosse sede da Olimpíada de 2016. A revelação foi em depoimento nesta quinta-feira (4), ao juiz da Lava Jato no estado, Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

Cabral  afirmou a negociação foi feita com Lamine Diack, senegalês presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo de 1999 a 2015,e com ex-nadador russo Alexander Popov, dono de quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1992 e 1996.

Segundo o ex-governador, o ex-presidente Lula e o ex-prefeito Eduardo Paes sabiam do pagamento de propina, mas não participaram do esquema. Em nota, a assessoria de Lula disse que o ex-presidente nega ter conhecimento do esquema de corrupção.