Angra dos Reis registrou volume recorde de chuvas.
Angra dos Reis registrou volume recorde de chuvas.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis (RJ). uruea de

Já são dezesseis os mortos pelo temporal que atinge o litoral do Rio de Janeiro desde quinta-feira (31). Sete pessoas da mesma família morreram em Paraty. Em Angra dos Reis, cerca de dez pessoas ainda estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil. Em Mesquita, na baixada fluminense, um homem morreu vítima de uma descarga elétrica. As buscas pelos desaparecidos prosseguem.

Em Paraty, segundo informações da prefeitura, 22 bairros foram afetados. Deslizamentos de terra atingiu casas, deixando áreas inacessível por terra e mar. Um helicóptero auxilia no trabalho de buscas, conforme informou o G1.

Angra dos Reis registrou um volume recorde de chuva.  Em apenas 48 horas choveu 655 milímetros  na área que fica no continente e 592 mm na Ilha Grande, que também faz parte do município. O Corpo de Bombeiros informou ter resgatado cinco pessoas com vida, que foram levadas para o Hospital da Japuíba.

Há menos de dois meses, fortes chuvas também fizeram vítimas em Petrópolis, na região serrana do Rio. Foram 238 mortos e 800 desabrigados.

Usinas Angra 1 e 2 operam normalmente depois de fortes chuvas na Costa Verde

De acordo com informações da assessoria do Ministério de Minas e Energia, as usinas nucleares Angra 1 e 2 operam normalmente, com capacidade total, não tendo sido afetadas pelas fortes chuvas que caíram de ontem para hoje na Costa Verde.

Há pontos de interdição parcial ou total da BR-101 (Rodovia Mário Covas, antiga Rio-Santos) por conta de deslizamentos em Angra dos Reis. No entanto, essas localidades estão distantes da área de abrangência do Plano de Emergência Externo (PEE) da central nuclear.

Segundo nota enviada à imprensa, a Eletronuclear está contribuindo com maquinário e pessoal para auxiliar na desobstrução das estradas, na medida em que integra o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde. O grupo reúne quase 40 instituições de cinco municípios – Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Sepetiba e Itaguaí – para atuar em emergências da região.

“Além disso, o Hospital de Praia Brava – operado pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) – está de prontidão para atuar no atendimento às vítimas das chuvas. Para mais informações sobre os efeitos do temporal que atingiu a Costa Verde, acompanhe os perfis no Facebook das prefeituras de Angra dos Reis e Paraty", cita o comunicado.