Estado de São Paulo volta para fase vermelha; entenda
Equipe da vigilância sanitária em fiscalização dos comércios| Foto: Governo de São Paulo

O estado de São Paulo bateu novo recorde de mortes provocadas pela pandemia da Covid-19 nesta terça (16). Foram registrados 679 óbitos em 24h, o maior número desde o início da pandemia há um ano. Na soma, o estado contabiliza 64.902 óbitos causados pelo coronavírus. Até então o dia com maior número de mortes foi registrado na semana passada, com 521 mortes.

A alta nos números ocorre diante de medidas mais restritivas anunciadas pelo governo do estado para conter o avanço da pandemia. A "fase emergencial" vai ocorrer entre 15 e 30 de março. A nova classificação prevê restrições a 14 atividades, o que deve restringir a circulação de 4 milhões de pessoas diariamente. Estará vetado o funcionamento presencial de lojas de construção, celebrações religiosas, atividades esportivas coletivas e serviços de retirada de compras ("take away").

Além disso, o home office será obrigatório em órgãos públicos, escritórios e "quaisquer atividades desde que o setor não seja essencial". Também foi determinado um toque de recolher entre as 20h e as 5h, diariamente.