Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente da Câmara

Ao STF, Lira diz que não há prazo para análise de pedidos de impeachment

arthur lira - centrão - presidência - câmara - baleia rossi
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). (Foto: Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (3), que não é automática a análise de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A informação é do portal G1.

A manifestação de Lira ocorreu depois da determinação da ministra Cármen Lúcia depois que uma ação para forçar o presidente da Câmara a analisar pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro foi rejeitada.

Em abril, Cármen Lúcia entendeu que a Constituição não fixa prazo para análise de admissibilidade dos pedidos de impeachment, além de afirmar que a avaliação é política.

No texto, Lira cita, além da Constituição, o regimento interno da Câmara. "É forçoso concluir que o exame liminar de requerimentos de afastamento do presidente da República, dada sua natureza política e em vista de sua repercussão em todo o sistema político nacional, não pode seguir um movimento automático, podendo e devendo esta Presidência ser sensível à conjuntura doméstica e internacional", escreveu.

Em seguida, diz, ainda, que o pedido "não se limita a mera análise formal, podendo e devendo avançar para a conveniência e oportunidade políticas de se deflagrar um processo de impeachment do titular do Poder em torno do qual historicamente se têm organizado todas as demais instituições nacionais".


Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.