Bolsonaro e Fux
Para não causar um mal estar com o Palácio do Planalto, STF abandonou a proposta inicial e estendeu o convite presencial para outras autoridades.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Em cima da hora, o Supremo Tribunal Federal (STF) teve de mudar os planos para a realização da sessão de abertura do ano Judiciário, que ocorre na segunda-feira (1º). O evento, que seria virtual, foi alterado para uma solenidade física, ignorando a pandemia, após a recusa do presidente Jair Bolsonaro em participar de uma cerimônia on-line. Para não causar um mal estar com o Palácio do Planalto, a corte abandonou a proposta inicial e estendeu então o convite presencial para outras autoridades, como os presidentes da Câmara, do Senado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo. "O Supremo expediu convites para sessão virtual, mas algumas autoridades manifestaram interesse em comparecer presencialmente. Por conta disso, o ambiente foi preparado para respeitar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e evitar a disseminação do coronavírus", diz o STF, em nota.

Recentemente o STF foi criticado por organizar uma cerimônia presencial com a participação de dezenas de pessoas, durante a posse do atual presidente da corte, Luiz Fux. Dias depois alguns dos convidados, e o próprio Fux, foram diagnosticados com o novo coronavírus.