Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ex-ministro

STJ reduz de 8 para 4 anos pena de José Dirceu em condenação da Lava Jato

O ex-ministro José Dirceu. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu nesta terça-feira (14) a pena do ex-ministro José Dirceu em uma condenação da Operação Lava Jato. Com isso, a pena passou de oito anos e dez meses para quatro anos e sete meses em regime semiaberto. A maioria dos ministros decidiu pela exclusão da condenação por lavagem de dinheiro, mantendo apenas a de corrupção passiva, informou o portal g1.

A Turma analisou um recurso da defesa do ex-ministro e de seu irmão, Luiz Eduardo, que também teve a pena reduzida para quatro anos e oito meses. A condenação ocorreu no âmbito da 30ª fase da Lava Jato, a Operação Vício, quando Dirceu foi acusado de receber cerca de R$ 2 milhões em propina na compra de tubos para a Petrobras.

Os ministros João Otávio de Noronha, Reynaldo da Fonseca e Ribeiro Dantas consideraram que o recebimento de propina caracterizou apenas crime de corrupção passiva. Nesta segunda (13), Dirceu participou do evento em comemoração aos 43 anos do Partido dos Trabalhadores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.