suspeição de Moro Lula
Ex-presidente Lula é réu em outros dois processos em que Sergio Moro atuou como juiz em Curitiba.| Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estendeu a declaração de suspeição de Sergio Moro para os outros dois processos em que o ex-presidente Lula figurou como réu em Curitiba: o do sítio de Atibaia e o do terreno do Instituto Lula. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Em decisão individual, Mendes atendeu a um pedido da defesa do petista para que todas as decisões processuais de Moro nas ações fossem considerados nulas. Na véspera, o plenário do STF concluiu julgamento que, por 7 votos a 4, considerou a atuação de Sergio Moro parcial no processo do tríplex do Guarujá, anulando todos os atos do ex-magistrado na ação que havia condenado o ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro. Gilmar Mendes foi o relator do recurso pela suspeição de Moro.

Com a extensão dessa interpretação para os casos sítio e Instituto Lula, as investigações voltam à estaca zero. Nenhuma das provas levantadas ou depoimentos coletados podem ser reaproveitados. Tudo precisa ser refeito. Os três processos contra Lula foram remetidos para a Justiça Federal no Distrito Federal, após o STF reconhecer a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os casos.