Glenn Greenwald vai à CCJ do Senado
Glenn Greenwald na CCJ do Senado fala sobre supostos diálogos de Sérgio Moro.| Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) mandou suspender nesta quarta-feira (10) qualquer investigação, se estiver em curso, por parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nas movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil. Para o TCU, não cabe ao Coaf investigar o jornalista, além de ser uma afronta à liberdade de expressão e uma retaliação à imprensa. A informação é do Estadão.

No último fim de semana, o TCU havia dado 24 horas para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira, esclarecessem se o jornalista estava sendo investigado. Nesta terça (9), a Coaf e o ministério da Economia responderam de maneira evasiva ao questionamento e não esclareceram a questão. “Somente em uma republiqueta de bananas – o que o Brasil não quer ser – seria correto usar o aparelho estatal para perseguir qualquer pessoa que contrariasse, com sua atividade profissional, o interesse dos ocupantes momentâneos do poder estatal”, escreveu em seu ofício o Subprocurador-geral do MP, Lucas Rocha Furtado.