Ocupação de UTIs
Tendência de desaceleração na ocupação de UTIS para Covid-19 começou a ser registrada em janeiro.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Pela primeira vez desde julho de 2020, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTIs) para Covid-19 ficou abaixo de 60% em todas as unidades federativas do país, confirmando uma tendência de desaceleração das internações que começou a ser registrada em janeiro. Os dados se referem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 6 a 19 de março e constam no último Boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (25).

“O cenário atual é resultado do avanço na vacinação, com 82% da população com a primeira dose, 74% com o esquema de vacinação completo e 34% com a dose de reforço. Porém, este avanço precisa ser ampliado e acelerado para que se reflita em maior velocidade na queda das internações e óbitos”, diz o documento. Na quarta-feira (23), o Ministério da Saúde recomendou que idosos acima de 80 anos recebam a quarta dose da vacina.

Apesar da queda na taxa, a Fiocruz pede que seja mantida a atenção às ações de vigilância em saúde e aos cuidados de prevenção, com o uso de máscaras em ambientes fechados ou em locais, abertos ou não, com grande concentração de pessoas.