O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello| Foto: Carolina Antunes/PR

O Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu nesta quarta-feira (14), que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello seja punido por omissões na gestão da pandemia. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. O ministro Benjamin Zymler, relator da ação, afirmou que o ministério não assumiu a liderança no enfrentamento da crise sanitária.

O ministro sugeriu que sejam abertos processos para apurar as falhas do ministério nas estratégias de comunicação, testagem e distribuição de insumos e medicamentos. O TCU pode determinar a aplicação de multas, indisponibilizar bens e proibir que o investigado exerça cargo em comissão ou função de confiança no serviço federal por até oito anos.

O ministro Bruno Dantas afirmou que a responsabilidade do ministério pode ser medida “em número de mortos”. Para o ministro, poderão ser impostas “condenações severas” aos integrantes do ministério. Os ministros Augusto Nardes e Jorge Oliveira pediram vista, com isso a análise será retomada em 30 dias.