O presidente Jair Bolsonaro (PL) passeia de moto pelas ruas de Doha, no Qatar, em novembro do ano passado.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) passeia de moto pelas ruas de Doha, no Qatar, em novembro do ano passado.| Foto: Alan Santos/PR.

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar os gastos no cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão atende a um  pedido apresentado à Corte de contas pelo pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).  O parlamentar aponta "possíveis irregularidades na publicidade e nos gastos" do mandatário com o cartão de pagamento do governo federal. O ministro Antonio Anastasia, que tomou posse nesta quinta-feira (3), será o responsável por coordenar a apuração.

"A atual gestão vem utilizando os cartões corporativos de modo indiscriminado e com pouca responsabilidade fiscal, o que contrasta com a grave situação em que vivem as contas públicas do governo federal", escreveu o senador na solicitação. Contarato citou no pedido que as despesas de 2021 alcançaram o valor de R$ 11,8 milhões, a maior quantia anual registrada nos últimos oito anos com cartão corporativo.