Novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou criação de Secretaria Especial de Combate à Pandemia.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (18) que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada, num primeiro momento, em idosos e profissionais da saúde – os dois grupos que foram vacinados no começo da campanha de imunização.

Queiroga, porém, não disse quando essa nova etapa da vacinação começará. Ele disse ainda que é preciso esperar os resultados de pesquisas sobre a aplicação dessa nova dose de reforço.

Já há estudos em andamento no país para mais uma dose de reforço das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Outros países já começaram a aplicar a terceira dose, principalmente por causa do avanço da variante Delta do coronavírus, mais transmissível e mais resistente às vacinas.

“Estamos planejando para que, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacina. Isso vale para todos os imunizantes. Para isso, nós precisamos de dados científicos, não vamos fazer isso baseado em opinião de especialista”, disse Marcelo Queiroga.