O governador de São Paulo, João Doria.
O governador de São Paulo, João Doria.| Foto: Reprodução/Twitter

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que a partir da sexta-feira (26) será aplicado no estado um toque de recolher das 23h às 5h. A medida vale entre 26 de fevereiro a 14 de março. O toque de recolher foi adotado para tentar conter o aumento de internamentos por coronavírus em São Paulo.

Com a medida, haverá restrição à circulação de pessoas nas ruas nesses horários. Serão poucas exceções, como pessoas que se deslocam para o serviço. A ideia do governo é coibir principalmente aglomerações em festas, bares, boates, etc.

"Temos que adotar essa medida para proteger vidas, proteger a vida dos brasileiros em São Paulo. Nós não temos nenhuma satisfação em adotar uma medida como essa, mas temos a necessidade de aplicar essa medida para proteger vidas", disse Doria. Segundo o governador, "sem vidas não há consumo". "Mortos não consomem. Mortos penalizam famílias, entristecem cidades, regiões", afirmou o tucano.

Coordenador do Centro de Contingência Contra a Covid-19, Paulo Menezes, declarou que, "se olharmos para o futuro, temos uma visão bastante preocupante". Ele disse que, se a tendência atual se manter, pode haver esgotamento de leitos de UTI em São Paulo dentro de três semanas.