Ex-deputado André Vargas (de branco) durante transferência de presos da Lava Jato, em 2015: seis anos de prisão preventiva.
Ex-deputado André Vargas (de branco) durante transferência de presos da Lava Jato, em 2015: seis anos de prisão preventiva.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, na última quarta-feira (10/3), revogar a prisão preventiva do ex-deputado federal André Vargas (PT-PR)  decretada no âmbito da Operação Lava Jato. Por unanimidade, os desembargadores do colegiado entenderam que não há fatos atuais de risco à ordem pública que justifiquem a manutenção da medida.

Vargas teve a prisão decretada em abril de 2015 pelo então juiz Sergio Moro. Na época, a decisão considerou que, mesmo após ter o mandato cassado, o ex-parlamentar ainda poderia ter influência em órgãos governamentais ou em entidades públicas a ponto de dificultar as investigações.

Vargas respondeu a três ações penais e foi condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Somadas, as penas chegam a 19 anos e 10 meses de prisão. O ex-deputado recebeu o benefício de liberdade condicional há dois anos e meio, após ter cumprido 53% da pena estabelecida na primeira ação penal em que foi condenado.