Presidente do PTB, Roberto Jefferson foi preso nesta sexta-feira (13), em sua casa no Rio de Janeiro
Presidente do PTB, Roberto Jefferson foi preso nesta sexta-feira (13), em sua casa no Rio de Janeiro| Foto: Weleson Nascimento/PTB Nacional

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria Geral Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (STF), investigue o suposto uso de recursos públicos do fundo partidário do PTB para cometimento de crimes contra a democracia e a divulgação de fake news. Moraes decretou nesta sexta-feira (13) a prisão do presidente da legenda, o ex-deputado Roberto Jefferson.

"Determinei a expedição de ofícios ao TSE, ao Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, e à Procuradoria-Geral Eleitoral, para as providências cabíveis, em virtude da possível utilização da condição de presidente de Partido Político – com a consequente utilização de recursos do fundo partidário – para incorrer nas condutas ora em análise", declarou o ministro no despacho.

O PTB já recebeu em 2021 pouco mais de R$ 11,7 milhões de recursos do fundo partidário. No ano passado, R$ 18,8 foram milhões distribuídos para a legenda.

Roberto Jefferson foi preso nesta manhã em sua casa, no município de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. O ex-deputado é investigado dentro do inquérito das milícias digitais que apura a organização e o funcionamento de uma milícia digital voltada a ataques à democracia.