Um em cada quatro pacientes intubados por Covid morre por sequelas após alta hospitalar
Dados são de resultados preliminares do estudo Coalizão, conduzido por hospitais brasileiros e institutos de pesquisa brasileiros| Foto: Diego Vara

Segundo dados preliminares do estudo Coalizão, conduzido por seis dos principais hospitais brasileiros e dois institutos de pesquisa, em média 25% dos pacientes graves de Covid-19 que precisaram ser intubados morrem no período de seis meses após a alta hospitalar. Os resultados preliminares do estudo foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.

"O problema não acaba quando o paciente sai do hospital. Temos agora um contingente absurdo de pessoas com sequelas de uma doença aguda que antes não tínhamos na sociedade. Falta de ar, por exemplo, é super comum, mesmo em casos que não eram graves", afirmou Alexandre Biasi, diretor de pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e membro da Coalizão Covid-19 Brasil ao jornal.

Os primeiros resultados do estudo envolveram 1.006 pacientes. A idade média dos participantes é de 52 anos, e o tempo médio de hospitalização foi de nove dias. As instituições que formam o grupo Coalização são os hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e os institutos Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).