bolsonaro - londres
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do pastor Silas Malafaia discursa para apoiadores em Londres.| Foto: Reprodução Facebook Jair Bolsonaro

A vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (18) para impedir o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar as imagens da viagem a Londres em sua campanha eleitoral. O candidato à reeleição participa do funeral da rainha Elizabeth II nesta segunda-feira (19).

A vereadora argumenta que Bolsonaro abusou do poder econômico e político sob o argumento de que o presidente usou o cargo para promover sua campanha em um "evidente palanque político". "Se utiliza até de velórios para aparelhar o cargo que ocupa, para disputar eleição e não ser preso quando perder", publicou no Instagram.

O TSE já havia determinado a proibição de Bolsonaro em usar imagens das manifestações de 7 de setembro em sua propaganda eleitoral. O objetivo da vereadora é assegurar que a Justiça Eleitoral tenha a mesma decisão caso a campanha do presidente use as imagens em Londres dentro de sua estratégia eleitoral.

A campanha de Bolsonaro entende que a viagem do presidente a Londres ajuda na campanha eleitoral. O mesmo vale para a viagem à Nova York, onde faz o discurso de abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A comitiva presidencial na Inglaterra inclui a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador-geral da campanha, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten, integrante do núcleo eleitoral da campanha, e o pastor Silas Malafaia.