• Carregando...
Ronaldo Caiado
Governador de GO diz que vai pedir investigação ao TSE e cassação do mandato de Bivar do cargo de deputado federal.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), disparou contra o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (União-PE), nesta terça (12) por supostas ameaças ao mandatário eleito do partido, Antônio Rueda, e pela suspeita de ligação com o incêndio que atingiu a casa de praia dele em Pernambuco, na noite de segunda (11).

A crítica de Caiado a Bivar foi feita pouco depois da defesa de Rueda apontar a suspeita de que o incêndio na residência dele foi criminoso por questões político-partidárias. Bivar e Rueda disputam o poder do União Brasil e vêm se enfrentando desde antes da convenção que elegeu o segundo para o comando do partido, há duas semanas.

“O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido”, disparou Caiado.

Um pouco mais cedo, o governador goiano afirmou que o incêndio à casa de Rueda foi provocado por Bivar, que negou a acusação e chamou a suspeita de “ilação”.

Entre as ameaças está a registrada em um vídeo anexado ao processo em que o mandatário do partido diz que "peço a Deus que cuide dos meus amigos, dos meus inimigos cuido eu [...] uma traição covarde, inominável, e com desfaçatez da família", o que foi entendido como uma ameaça. Rueda é vice-presidente do partido, mas disputou a presidência no mês passado concorrendo com Bivar.

Caiado afirmou, ainda, que o União Brasil fará uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o crime seja investigado, e que “também vamos pedir a cassação do mandato de Luciano Bivar”.

“Falei com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB-PE), que me informou que toda a polícia do estado está dedicada em esclarecer o caso. Nenhum crime ou ameaça ficará impune”, emendou. Lyra não se pronunciou sobre o incêndio.

Ronaldo Caiado é um dos políticos de maior destaque no União Brasil e se aliou a Rueda pelo comando do partido, que tem Bivar como atual mandatário. A eleição, no entanto, o desagradou pelo racha interno na sigla desfavorável a ele. Bivar chegou a cancelar a convenção, que foi realizada mesmo assim no último dia 29.

Ao jornal O Globo, Bivar chamou Caiado de “pigmeu moral” e afirmou, após uma cerimônia no Palácio do Planalto, que a eleição vencida por Rueda foi “um negócio absolutamente arranjado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]