O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tentando participar da disputa entre China e Índia pela liderança dos países em desenvolvimento, chamados de Sul Global. Mas suas declarações desastrosas em foros internacionais têm colocado o Brasil numa posição de coadjuvante e elevado o risco do país ser colocado no grupo de párias internacionais ao lado de Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Nesse contexto, quais são os maiores riscos para o Brasil: se tornar um vassalo da China? Apoiar o imperialismo russo e ser sancionado pelos Estados Unidos? Ou deixar de bajular Vladimir Putin e perder o acesso a fertilizantes e diesel?
Esse é o tema do Assunto Capital: Geopolítica desta quarta-feira (13). Participarão do debate o analista militar Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, coronel da reserva e mestre em Geopolítica pela Universidade Nacional de Defesa de Pequim, o major da reserva Nelson Ricardo Fernandes Silva, mestre em gestão de riscos pela Universidade de Manchester e os jornalistas da Gazeta do Povo - Luis Kawaguti, editor de política e ex-correspondente na Guerra na Ucrânia, e Carinne Souza, que cobre Relações Internacionais no governo Lula.
-
O que o “novo pré-sal” brasileiro tem a ver com a disputa de Guiana e Venezuela
-
CPI das ONGs propõe transparência para Fundo Amazônia e restrição a “práticas abusivas” do MP
-
Quais são as ideias de Lira e Gilmar Mendes para o STF que avançam na Câmara
-
Oposição aposta em projeto de lei para liberar Estados para legislar sobre acesso a armas de fogo
Grupos conservadores comemoram resultado de eleição para o Conselho Tutelar de BH
Quais são as ideias de Lira e Gilmar Mendes para o STF que avançam na Câmara
Ideia de Lira para limitar partidos com acesso ao STF ganha corpo na Câmara
Após tentativa de quebra-quebra e intervenção policial, deputados aprovam privatização da Sabesp