O senador Cid Gomes se filiou ao PSB neste domingo em um grande evento realizado em Fortaleza, no Ceará, reduto eleitoral da família. A mudança valida o rompimento com irmão Ciro Gomes e demarca a sua força política ao levar consigo para a nova casa 35 prefeitos da sua antiga legenda, o PDT, além da ex-governadora Izolda Cela.
O grupo de Cid deve ganhar reforço com a migração de deputados estaduais e federais, porém isso ainda depende de aval da Justiça ou da janela partidária de 2026.
Com o movimento de Cid, a tendência é que agora o PSB apoie para a prefeitura da capital a deputada federal Luizianne Lins ou o deputado estadual Evandro Leitão, ambos do PT que disputam a indicação do partido na corrida pela prefeitura de Fortaleza, segundo o jornal Folha de São Paulo.
Tanto Ciro quanto Cid já foram governadores no Ceará onde a família tem uma grande influência política. O desentendimento entre ambos começou nas eleições para 2022. Enquanto Cid buscava aliança do PDT com o PT no estado, o irmão queria independência do partido no Ceará.
O grupo de Cid apoiava Izolda ao governo do Ceará e a ala de Ciro, assim como ele próprio, achava que a indicação poderia trazer interferência petista. O impasse foi só começo. A briga se agravou quando Ciro acusou Cid de abandoná-lo na corrida pela presidência e ter ficado ao lado de Lula. Foi a primeira vez que Cid não participou na campanha eleitoral do irmão.
Ciro Gomes, que é ex-ministro e ex-governador permanece no PDT. Já outros dois irmãos de Cid, Ivo e Lia Gomes devem acompanhá-los no PSB, segundo o jornal O Globo.
No evento de filiação estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Márcio França e Camilo Santana, além dos governadores do Espírito Santo e da Paraíba, Renato Casagrande e João Azevêdo, respectivamente.
Segundo PSB, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, não compareceu por motivos de saúde.
Em sua mensagem para os novos filiados, ele disse que o ingresso de Cid, Izolda e os demais “irão reforçar o projeto nacional do PSB, algo de extrema importância quando considerada a relevância da defesa da democracia e a evolução política e social do nosso país, neste momento crucial da vida nacional, quando já respiramos novos ares há pelo menos um ano do governo Lula”.
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião