• Carregando...
Senador Cid Gomes se filia ao PSB
Senador Cid Gomes se filia ao PSB| Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Cid Gomes se filiou ao PSB neste domingo em um grande evento realizado em Fortaleza, no Ceará, reduto eleitoral da família. A mudança valida o rompimento com irmão Ciro Gomes e demarca a sua força política ao levar consigo para a nova casa 35 prefeitos da sua antiga legenda, o PDT, além da ex-governadora Izolda Cela.

O grupo de Cid deve ganhar reforço com a migração de deputados estaduais e federais, porém isso ainda depende de aval da Justiça ou da janela partidária de 2026.

Com o movimento de Cid, a tendência é que agora o PSB apoie para a prefeitura da capital a deputada federal Luizianne Lins ou o deputado estadual Evandro Leitão, ambos do PT que disputam a indicação do partido na corrida pela prefeitura de Fortaleza, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Tanto Ciro quanto Cid já foram governadores no Ceará onde a família tem uma grande influência política. O desentendimento entre ambos começou nas eleições para 2022. Enquanto Cid buscava aliança do PDT com o PT no estado, o irmão queria independência do partido no Ceará.

O grupo de Cid apoiava Izolda ao governo do Ceará e a ala de Ciro, assim como ele próprio, achava que a indicação poderia trazer interferência petista. O impasse foi só começo. A briga se agravou quando Ciro acusou Cid de abandoná-lo na corrida pela presidência e ter ficado ao lado de Lula. Foi a primeira vez que Cid não participou na campanha eleitoral do irmão.

Ciro Gomes, que é ex-ministro e ex-governador permanece no PDT. Já outros dois irmãos de Cid, Ivo e Lia Gomes devem acompanhá-los no PSB, segundo o jornal O Globo.

No evento de filiação estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Márcio França e Camilo Santana, além dos governadores do Espírito Santo e da Paraíba, Renato Casagrande e João Azevêdo, respectivamente.

Segundo PSB, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, não compareceu por motivos de saúde.

Em sua mensagem para os novos filiados, ele disse que o ingresso de Cid, Izolda e os demais “irão reforçar o projeto nacional do PSB, algo de extrema importância quando considerada a relevância da defesa da democracia e a evolução política e social do nosso país, neste momento crucial da vida nacional, quando já respiramos novos ares há pelo menos um ano do governo Lula”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]