i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Medicamento

Qual é o risco de faltar cloroquina para pacientes de Covid-19 no Brasil?

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 08/04/2020 10:33
cloroquina hidroxicloroquina
Cartelas de comprimidos contendo cloroquina e hidroxicloroquina, medicamentos que mostraram sinais de eficácia contra o coronavírus| Foto: Gerard Julien/AFP

Os medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina não têm a sua eficácia comprovada no tratamento da Covid-19, mas a cada dia ganham defensores dentro da classe médica. Embora controversas, as substâncias até agora são a principal esperança de cura de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Mas, diante da alta procura mundial pelo medicamento, os hospitais do Brasil têm quantidade suficiente para atender a todos os casos graves da Covid-19?

Usadas originalmente para tratar doenças como malária, artrite reumatóide e lúpus, a cloroquina e a hidroxicloroquina são medicamentos da mesma família. O governo não costuma distinguir em seus pronunciamentos oficiais uma da outra. Mas a hidroxicloroquina é um derivado menos tóxico da cloroquina.

O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta do medicamento, tendo tratado do tema junto ao Ministério da Saúde e a outros chefes de Estados, como em reunião recente do G-20, o grupos dos país mais ricos do planeta. O uso experimental da droga em pacientes graves de Covid-19 no Brasil está autorizado desde o dia 21 de março.

Ministério da Saúde diz que não faltará cloroquina

O Ministério da Saúde garante que haverá unidades suficientes da hidroxicloroquina para todos os potenciais casos graves da doença no Brasil. Segundo dados da pasta, o país terá 3,4 milhões de unidades disponíveis de cloroquina e hidroxicloroquina nos próximos meses.

Em pronunciamento para rádios e TVs na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que os laboratórios químico-farmacêuticos militares vão produzir 1 milhão de comprimidos de cloroquina em 12 dias. O Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx), citado por Bolsonaro, diz que “intensificou a produção do medicamento Cloroquina 150 mg, apoiado pelo Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) e pelo Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA)”. O aumento na produção ocorre desde o dia 23 de março.

Em coletiva de imprensa também na terça, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que não deverá faltar cloroquina no Brasil para o tratamento de pacientes com sintomas graves do novo coronavírus.

“Para tranquilizar a população: o Brasil tem uma quantidade de IFA (insumo farmacêutico ativo) para produzir cloroquina suficiente para atender a toda nossa demanda, exatamente porque nós produzimos cloroquina. É o país que mais produz cloroquina para usar para malária. A malária só existe, fundamentalmente, no Brasil”, afirmou Gabbardo.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cortou a fala do secretário para fazer uma ressalva: “Não podemos esquecer que vamos ter casos de malária. Não podemos esquecer que vamos ter lúpus, que vamos ter artrite reumatóide. Mas nós temos um bom excedente.” Mandetta é resistente ao uso da cloroquina em pacientes de Covid-19 antes que haja comprovação científica dos efeitos terapêuticos.

Gabbardo garantiu, contudo, que “a quantidade que nós temos para produzir cloroquina é suficiente para atender a demanda que vamos ter pela frente”.

Recentemente, o governo da Índia, que é o país com maior exportação de remédios genéricos do mundo, determinou que não vai mais exportar a cloroquina. O secretário garantiu que isso não representará um problema para o Brasil.

No final de semana, o presidente Jair Bolsonaro conversou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e pediu o desbloqueio da exportação de insumos farmacêuticos para a produção da hidroxicloroquina. A Índia é produtora de insumos e havia paralisado a exportação. O governo brasileiro fez um apelo pedindo a liberação de ao menos 31,6 toneladas de ingredientes usados na fabricação de remédios pela indústria farmacêutica no Brasil.

Produção pela indústria farmacêutica privada também aumentou

Além de ser produzida por órgãos do governo, a cloroquina é fabricada também pelo setor privado da indústria farmacêutica nacional. A empresa brasileira que mais fabrica o produto, a Apsen, anunciou planos de triplicar a produção do medicamento por causa da crise do coronavírus.

A Apsen é responsável por 95% da hidroxicloroquina produzida no mercado farmacêutico brasileiro. A indústria não revela os dados absolutos de sua produção, mas afirma que implantou “um plano emergencial visando o aumento da produção do medicamento que será, neste primeiro momento, triplicada”.

A empresa também diz que, em caso de necessidade, poderá “aumentar ainda mais a produção do medicamento”, mas que dependerá do apoio do governo para importar a matéria-prima do produto. Parte do estoque do medicamento da Apsen será doada ao Ministério da Saúde.

Apesar disso, segundo a empresa, os pacientes que já usavam o remédio antes da crise por causa de doenças crônicas e autoimunes podem ficar tranquilos, porque há estoque suficiente para atendê-los.

Ministério alerta: cloroquina não deve ser usada sem prescrição médica

Um dos argumentos mais frequentes a favor do uso cloroquina e da hidroxicloroquina em pacientes graves com coronavírus, por enquanto, é o de que não custa tentar: se for ponderado o bem que a substância pode fazer e os possíveis efeitos colaterais de seu uso, a tentativa compensa.

Mas o Ministério da Saúde, mesmo depois de ter liberado o uso da hidroxicloroquina para casos graves, não tem poupado alertas sobre os riscos do uso da substância sem apoio médico, já que ela pode produzir efeitos colaterais indesejados em pacientes de coronavírus com um quadro menos grave.

Em face da alta procura pelo medicamento em farmácias depois que começaram os rumores sobre sua eficácia, membros da pasta falaram diversas vezes sobre o risco da automedicação e de que a droga se tornasse indisponível para pacientes de doenças como malária, artrite, reumatóide e lúpus.

Como está a incidência do coronavírus no Brasil

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Sr. Walker

    ± 0 minutos

    Alô Gazeta, onde está a matéria sobre a ressaca de ontem no pujante litoral paranaense? Como sempre deve estar escondida no meio do jornal, num caderno meio obscuro. Isso é uma vergonha. Acham que atitudes como essa por si só vão melhorar as condições do triste e abandonado terreno pantanoso de serra à baixo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rogério R

      ± 12 horas

      Falam que não vai faltar para pacientes graves, mas vários médicos já comprovaram que a cloroquina cura justamente na fase anterior ao agravamento. Depois que o paciente já está entubado a cloroquina ajuda pouco. Então qual o interesse de mandetta e sua equipe em ministrar a cloroquina de uma maneira ineficiente??? Se o mandetta é tão inteligentinho e só usa a ciência, por que não recomenda o uso do remédio do jeito que a ciência mostra que é certo??? Toda entrevista ele corta a conversa sobre a cloroquina dizendo que o remédio (que nem precisa de receita pra comprar) é praticamente um veneno! Parece que alguém gostou de aparecer na crise!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        APJr

        ± 14 horas

        Falam da hidroxicloroquina, mas esquecem que a recomendação é que seja usada juntamente com a eritromicina e o sulfato de zinco. O uso conjunto é que produz a cura

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Alexandre Paranaense

          ± 15 horas

          Infelizmente muita gente está comprando.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            Carlos Eduardo

            ± 15 horas

            A questão é que um monte de gente aqui em Mato Grosso comprou mesmo sem ter sintoma nenhum, justamente porque temem o desabastecimento. Não é igual vitamina C que o cara toma para prevenir, mas também não é cianureto, e que passou perto tá intoxicado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • A

          Armando

          ± 16 horas

          Sera que esse remédio serve para casos de dengue...pois o parana está sofrendo...uma pandemia de dengue...já são 78 mortes desde janeiro...mas a doença não da IBOPE.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            Carlos Eduardo

            ± 15 horas

            Acho que não serve, senão eles já usariam para isso, porque é um remédio comum, pelo menos na Amazônia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Lincoln Toshiaki Watanabe

          ± 16 horas

          Moça falou muita besteira!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Lima

            ± 16 horas

            Muito alto. Como a cloroquina custa R$!,00 e seu concorrente Tamiflu custa R$200, é muito provável que a cloroquina desapareça.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 16 horas

              Não se preocupem, pois agora "descobriram" um "mata-corona". É o que mata os piolhos nos animais >>>> https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/04/07/interna_ciencia_saude,842921/remedio-de-piolho-pode-matar-o-novo-coronavirus-em-48-horas-diz-estudo.shtml?fbclid=IwAR26eGjvGdXv1yfQzuj6wYsGBrKcP3S68rQbFUNDcNxVrf9Bw_NHwNeiZn8

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                Carlos Eduardo

                ± 16 horas

                Aplicar IVOMEC no povo. Depois dizem que as pessoas que não são esquerdistas são "gado". Mas, se funcionar, que mal tem. É igual cloroquina, no sentido de ser um remédio utilizado a muitos anos, mas uso veterinário.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Lincoln Toshiaki Watanabe

              ± 17 horas

              Não adiant the store does she needa usar para pacie seizurentes terminsis interested in a seizure

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                Celito Medeiros

                ± 17 horas

                Use your language that we have online translator.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              Celito Medeiros

              ± 17 horas

              Todos os vírus se propagam pelas excreções humanas, aliás o mais rápido teste é pela saliva. Não seria interessante que os Profissionais de Saúde usassem Óculos de Proteção? Só o uso de óculos de grau já ajuda, infelizmente não teriam a máscara de proteção total disponível a todos. Não é por mero acaso que os Profissionais estão sendo contaminados... Quanto à Cloroquina sempre houve uma ala favorável e, depois que um Médico tomou e se livrou do Convid, as coisas mudaram e o Ministro que não concordava com Bolsonaro, agora recomenda, assim como o Instituto de Pesquisa Fiocruz. É assim mesmo, é preciso muita compreensão, generosidade e serenidade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Cristian carla a. Volski cassi

                ± 17 horas

                Nunca pensei que um dia a gente poderia agradecer por ter malária. Kkk

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cecília

                  ± 17 horas

                  O Ministério da Saúde está forçando que a Hidroxicloroquina seja usada somente quando o paciente já está entubado. Segundo vários especialistas isso é um erro, o remédio trás melhores resultados se for utilizado logo que o paciente apresente os primeiros sintomas de falta de ar.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • C

                    Carlos Eduardo

                    ± 16 horas

                    Quem tem sintoma de malária na Amazônia nem espera o resultado da lâmina, já começa a tomar, antes que o sangue do cara fique só o bagaço.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos Eduardo

                  ± 18 horas

                  A cloroquina é extraída de uma árvore, que por sinal, tem no Brasil, na maior parte do Brasil. Não é nada extraordinário, e temos a matéria prima aqui mesmo. Se for botar para produzir, estamos em situação melhor que a maior parte do planeta, nesse particular.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                    ± 18 horas

                    Para pacientes graves, mas quero saber se tem medicamento para o protocolo do Prevent Sênior, aplicar antes do agravamento.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Leonardo David

                      ± 17 horas

                      Basta seu médico receitar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  Fim dos comentários.