• Carregando...
Jair Bolsonaro.
Foto: Mauro Pimentel/AFP.| Foto: AFP

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) mostra 35% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro – ou seja, consideram que a atual gestão é ótima ou boa. Por outro lado, a reprovação é de 27% – porcentual da população que considera o governo ruim ou péssimo. Outros 31% avaliaram o governo como regular.

A pesquisa CNI/Ibope também revela que 51% da população brasileira aprova a maneira pessoal do presidente Jair Bolsonaro governar. Os mesmos 51% dizem confiar no presidente.

Essa é a primeira pesquisa CNI/Ibope do governo Bolsonaro. O levantamento comparou a aprovação da atual gestão com as primeiras avaliações da CNI/Ibope de outros presidentes. O índice de aprovação de Bolsonaro neste início de gestão só é melhor do que o de dois dos seis ex-presidente desde 1990: Fernando Collor teve 45% de aprovação; Itamar Franco era aprovado por 34%; Fernando Henrique Cardoso por 41%; Lula por 51%; Dilma por 56% e Michel Temer por 14%.

Sulista, homem e com renda maior: quem mais gosta de Bolsonaro

O governo do presidente Jair Bolsonaro é mais bem avaliado entre homens, moradores do Sul do país e entre aqueles com renda mais alta, segundo a pesquisa CNI/Ibope.

Moradores da Região Sul são os que mais bem avaliam o governo (ótimo ou bom): 44%. No Nordeste, por outro lado, a avaliação positiva desce para 25%. O índice é de 35% no Sudeste e de 37% nas regiões Norte e Centro-Oeste.

A popularidade do governo é maior entre os homens. Para 38% dos entrevistados do sexo masculino, a gestão de Jair Bolsonaro está sendo ótima ou boa. O porcentual cai para 32% entre as mulheres.

Considerando o nível de renda, o porcentual de pessoas que avalia positivamente o governo federal sobe de 27% entre aqueles que recebem até um salário mínimo na família por mês para 45% no grupo com renda familiar superior a cinco salários mínimos mensais.

Segurança e educação são as áreas mais bem vistas

Segurança pública e educação são as áreas do governo Bolsonaro com melhor avaliação. Segundo a pesquisa, o porcentual de pessoas que aprovam as ações do governo é de 57% na área da segurança e de 51% no setor de educação.

No começo da gestão, o governo apresentou um pacote para combater o crime organizado e a corrupção com alterações na legislação formulado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o que pode ter impulsionado a avaliação, de acordo com a CNI. Por outro lado, o índice da educação surpreendeu a instituição - que lembrou as polêmicas envolvendo o ex-ministro da Pasta Ricardo Vélez.

"Precisamos avaliar essa discussão. Bem ou mal, a questão do ensino médio andou, ou seja, a aplicação da legislação aprovada no governo Temer continua andando apesar de toda a confusão do ministério", comentou o gerente executivo de pesquisas da CNI, Renato da Fonseca.

As áreas com maior desaprovação são taxa de juros (57%) e impostos (56%). Para Fonseca, esses são dois temas que constantemente desagradam a população em todos os governos.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa, feita pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios, entre 12 e 15 de abril. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95% – o que significa que, se esse levantamento for realizado 100 vezes com a mesma metodologia, em 95 os resultados vão estar dentro da margem de erro.

A íntegra da pesquisa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]