• Carregando...

# Câmara dos Deputados rejeitou o Distritão, mas aprovou a volta das coligações para as eleições de deputados e vereadores

*) Você ouviu no podcast um episódio recente sobre o modelo do Distritão. Aquele que previa que os mais votados seriam eleitos para deputados e vereadores, não existindo mais o cálculo do quociente eleitoral.

Pois bem: no fim das contas a proposta, que havia sido aprovada em Comissão especial, foi derrubada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

No lugar, acabou sendo aprovada uma outra mudança no processo eleitoral. Na verdade, foi uma volta ao passado: o restabelecimento das coligações partidárias para as disputas eleitorais de deputados e vereadores.

E o que isso significa? Bom, entre outras coisas, ele ajuda bastante os partidos pequenos, que viam cada vez mais a possibilidade da perda de acesso a recursos do fundo partidário e, talvez, a extinção das legendas.

Este episódio do podcast 15 Minutos recebe mais uma vez o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo em Brasília. Ele fala sobre o que representa essa volta das coligações e também detalha o acordo que levou a essa aprovação.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]