• Carregando...
Força Nacional no RN
Força Nacional no RN| Foto: EFE/ Ney Douglas

O Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública do Nordeste elencou uma série de 259 ataques registrados no estado do Rio Grande do Norte (RN) desde a última terça-feira (14) até esse sábado (18). Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado Segurança Pública. Segundo a pata, os ataques em série são promovidos por uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas no estado.

Na sábado, o governo federal anunciou o envio de mais 100 agentes da Força Nacional para ajudar a conter os atos criminosos. Desde terça a população do RN tem convivido com incêndios em prédios públicos, em comércios, a veículos e até residências, além de tiroteios constantes.

Um policial penal foi assassinado com três tiros na madrugada de sábado e moradores foram retirados a força de suas casas na capital, Natal.

Os sinais do terror ainda seguem presentes nas ruas em diversos locais, mas o balanço do Executivo estadual - comandado pela petista Fátima Bezerra - aponta redução dos ataques com os reforços às ações da segurança pública. O governo federal havia informado sobre o envio de 500 homens da Força Nacional ao estado, mas não se sabe quantos homens, de fato, atuam no Rio Grande do Norte neste momento. Agora, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que mais 100 irão para o RN.

Prisões e apreensões

Desde os primeiros registros de violência, 111 suspeitos foram presos, deste total três são adolescentes apreendidos, 11 estavam foragidos da Justiça e foram recapturados, e três monitorados por tornozeleira eletrônica. Nesse último caso, um deles foi preso com arma de fogo, outro com um com galão de gasolina e o terceiro com grande quantidade de drogas.

Os presos estão sendo encaminhados para o Sistema Penitenciário Nacional que conta com cinco presídios de segurança máxima: Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

O balanço confirma ainda a apreensão de 34 armas de fogo, além de quatro armas falsas, 98 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina. Há também 12 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto recuperados.

O discurso oficial do governo do Rio Grande do Norte foi de que o reforço de agentes de segurança pública e ações constantes nas ruas resultaram na redução de atos criminosos.  A redução nas ocorrências nesse período é de 74,8%, segundo os dados do Executivo estadual.

Com base nos dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional - Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria de estado da Segurança Pública, na terça-feira (14) foram contabilizados 103 atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte. Na sexta (17) e madrugada de sábado (18), após uma queda gradual de ocorrências, foram 26 atos criminosos incluindo o assassinato de do policial penal em Natal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]