Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Comissão aprova projeto que derruba norma do governo sobre câmeras corporais para policiais

Comissão aprova projeto que derruba norma do governo sobre câmeras corporais para policiais
Comissão da Câmara aprovou projeto que revoga portaria do governo sobre uso de câmeras corporais por policiais. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta terça-feira (12) o projeto que revoga a portaria do governo Lula (PT) que estabelece regras sobre o uso de câmeras corporais por policiais. O texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Caso seja aprovada na CCJ, a matéria será votada no plenário. O projeto de decreto legislativo (PDL) 294/24 foi apresentado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF) para revogar a portaria publicada pelo Ministério da Justiça, em maio de 2024.

O parlamentar apontou que, embora a norma estabeleça parâmetros sobre o equipamento, a regulação, especialmente quanto às polícias militares, só pode ser feita por lei federal. O relator da proposta, Sargento Portugal (Podemos-RJ), concordou com o entendimento de Fraga e votou pela aprovação da proposta.

VEJA TAMBÉM:

A regra em vigor tem o objetivo de uniformizar o uso de câmeras corporais. Cabe aos estados decidirem pela adoção ou não do equipamento. No entanto, a portaria condiciona o repasse de recursos federais do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional para os estados ao cumprimento da norma.

“A portaria mostra-se mera carta de intenções, sem força normativa, servindo mais para propaganda governamental, sem qualquer viabilidade normativa. Ainda que fosse dirigida às suas próprias polícias (União) isso deveria dar-se por documento interno delas (polícias) e não por meio da Senasp, à qual não estão subordinadas”, destacou Fraga ao justificar a proposta.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.