i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Clientelismo, corrupção, crime organizado: como a política do Rio chegou ao fundo do poço

  • 12/09/2020 14:42
Como a política do Rio de Janeiro chegou ao fundo do poço
Vista do Cristo Redentor e de comunidade carioca: oito décadas sucessão de fatos explicam por que a política do Rio fornece escândalos em série.| Foto: Pilar Olivares

O atual governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), está afastado do cargo por corrupção. O ex-governador Sérgio Cabral (MDB) foi condenado a uma pena acumulada de 293 anos de prisão em 14 processos da Lava Jato. Outros ex-ocupantes do mais alto cargo do estado – Luiz Fernando Pezão, Moreira Franco, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho – também são citados em investigações de desvios de recursos públicos. Na prefeitura carioca, a situação não é muito diferente. Em menos de uma semana, o ex-prefeito Eduardo Paes e o atual, Marcelo Crivella (Republicanos), foram alvos de operações anticorrupção distintas. Além disso, a Assembleia Legislativa do Rio não sai dos noticiários por causa do esquema das "rachadinhas".

A sucessão de escândalos envolvendo autoridades do alto escalão carioca e fluminense inevitavelmente levanta a questão: por que afinal o Rio de Janeiro chegou a essa situação?

Não existe uma única explicação de como o Rio chegou ao fundo do poço. Há diferentes hipóteses que se complementam. A Gazeta do Povo conversou com diferentes especialistas e autoridades públicas para tentar traçar a origem do descaso dos governantes com o dinheiro público. E alguns dos entrevistados dizem que essa história é bem antiga.

Amaralismo, chaguismo, brizolismo e o papel do eleitor do Rio

O cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (Cebrad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), diz que tudo começou em 1937 com a nomeação de Amaral Peixoto como interventor federal no estado do Rio de Janeiro. Isso ocorreu dias antes da implantação da Estado Novo, período ditatorial do governo do ex-presidente Getúlio Vargas.

O período como interventor – e depois governador, entre 1951 e 1955 – possibilitou a Amaral instaurar o chamado “amaralismo”, o primeiro grupo fisiológico do estado. “Amaral Peixoto criou aqui [no Rio] um sistema estritamente clientelista de troca de favores com lideranças rurais e conservadores”, afirma Monteiro.

Engana-se, contudo, quem acha que o “amaralismo” esteja desassociado da política fluminense atual, décadas depois. Amaral Peixoto se casou com Alzira Vargas – filha de Getúlio. E teve uma filha, Celina Vargas do Amaral Peixoto, que foi casada com o ex-governador Moreira Franco (MDB). A relação familiar aproximou Moreira Franco politicamente de Amaral, e o tornou um dos mais influentes políticos do Rio.

O “amaralismo” não é, contudo, a única corrente política do Rio a praticar o clientelismo. Essa prática também marcou a gestão de Chagas Freitas, ex-governador do extinto estado da Guanabara (território correspondente à atual capital) e posteriormente do estado do Rio. Chagas Freitas comandou a política fluminense entre 1971 e 1983.

A corrente do “chaguismo” teve como características o clientelismo e assistencialismo de uma administração que criou raízes fisiológicas vivas até hoje, pela cooptação de forças políticas por meio da máquina pública. Os políticos dessa corrente construíram uma relação pessoal direta com o eleitorado e com o empresariado.

O “chaguismo” também se perpetuou nas relações entre o Executivo estadual e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os “chaguistas” dominaram não apenas o MDB (posteriormente PMDB e hoje novamente MDB). Mas também a forma de se fazer política.

E isso fica demonstrado pelo amplo domínio do partido nas últimas décadas no estado. Só para lembrar de casos mais recentes: o ex-governador Sérgio Cabral e Jorge Picciani (condenado e em prisão domiciliar), ambos do MDB, foram presidentes da Alerj. Mas, na prática, o Legislativo fluminense acabou sendo estruturado por uma rede fisiológica que independe do partido de quem está no comando.

Corrente política que surgiu no Rio com o esgarçamento da ditadura militar (1964-1985), o "brizolismo" acabou cooptando e sendo cooptado pelo "chaguismo".

Eleito governador fluminense em 1982, o gaúcho Leonel Brizola (PDT) montou seu governo com quadros vindos do exílio, como ele. Mas Brizola se aliou à base chaguista na Alerj para governar. Dessa aliança, surgiram nomes como os inicialmente “brizolistas” Marcello Alencar (ex-governador), Cesar Maia (ex-prefeito do Rio), e Anthony Gorotinho (ex-governador).

A política clientelista e assistencialista que se perpetuou no Rio nos anos 1980 e início dos 1990, com Brizola e Moreira Franco. O cientista político e sociólogo Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que essa política foi temporariamente desidratada nos quatro anos do mandato do tucano Marcello Alencar, entre 1994 e 1998.

O problema é que o “chaguismo” continuou a se renovar no Legislativo tendo Cabral como expoente, e voltou ao Executivo na gestão seguinte, com Garotinho.

Talvez para se eximir das escolhas políticas feitas ao longo dos anos, os cariocas carregam o mantra de que o Rio não tem “classe política” para ser votada nas eleições. A voz corrente, diz Baía, é de que os governadores eleitos de 1998 até o presente foram uma fatalidade, não uma escolha.

Mas ele discorda de quem pensa assim. “Em 1998, Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Lúcia Souto apresentaram seus nomes para escrutínio da população, foram rejeitados. Garotinho venceu”, exemplifica. Para ele, não foi por ausência de nomes e alternativas – com exceção de 2014 – que poderiam ter aberto possibilidades políticas diferentes para o estado. “Foi por escolhas livres e conscientes da maioria da população que chegamos até o dia de hoje”, afirma Baía.

Tráfico e milícias: o outro lado da corrupção no Rio

A história do fisiologismo e como ele influencia decisivamente na política do Rio são parte da explicação. Mas o crime organizado, o tráfico e as milícias compõem outro lado da história da corrupção no estado.

“A teia do crime é muito maior do que se imagina e vai envolvendo pessoas da administração pública”, diz Miro Teixeira, ex-deputado federal (Rede-RJ) e ex-ministro das Comunicações.

Quando o estado apertou de vez o cerco contra o popular jogo do bicho e impediu os “bicheiros” de terem pontos de apostas nas ruas, alguns deles migraram para os esquadrões da morte – que também eram compostos por policiais e tinham o objetivo de "eliminar" criminosos.

Também não houve vácuo de ilicitude nos antigos pontos de venda do jogo do bicho: os traficantes de drogas começaram a ocupar esse espaço. Em 1980, quando a cocaína chegou ao Brasil, os traficantes tomaram o controle dos pontos.

Logo o dinheiro do tráfico começou a financiar setores estratégicos ligados à administração pública – como transporte e merenda escolar. E chegou às eleições municipais.

“Os empresários do tráfico começaram a dominar esses setores e, quando não elegeram ou ajudaram a eleger prefeitos, faziam indicação de prefeitos e procuradores. Com isso, ganhavam as concorrências com parecer favorável do procurador”, diz Miro Teixeira.

Pouco a pouco, o tráfico ampliou suas teias do crime e cresceu e dentro da máquina administrativa – “que é muito mais lucrativa e menos arriscada do que o roubo de carga”, diz Teixeira.

Uma "reação" ao tráfico também está na explicação para a corrupção no Rio. Setores da polícia fluminense, que já estavam ligados aos esquadrões da morte, "inventaram" outra novidade para combater os traficantes: as milícias. Constituídas por policiais e ex-policiais, elas surgiram com o discurso de que iam afastar os traficantes das comunidades que eles dominavam e que iriam protegê-las do crime.

Mas não tardou para um tipo de crime ser substituído por outro: os milicianos passaram a cobrar pela "proteção" e por serviços prestados e bens nessas comunidades – do fornecimento de gás, internet e TV a cabo à venda apartamentos de prédios construídos clandestinamente. “Os milicianos são o poder público [agentes do Estado] agindo em benefício próprio”, diz Paulo Baía, professor da UFRJ.

O negócio das milícias se tornou lucrativo. E, assim como ocorreu com o tráfico, os milicianos passaram a financiar candidatos e a se eleger. E também a influenciar licitações.

O papel dos grandes eventos esportivos

Uma terceira explicação para a corrupção desenfreada no Rio, especialmente a dos tempos mais recentes, tem a ver com os grandes investimentos feitos para a capital fluminense receber eventos esportivos internacionais: os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Muito dinheiro entrou no caixa do estado para construir praças esportivas. E, no Brasil, não é incomum que grandes obras tenham grandes desvios.

A atração de grandes eventos esportivos para o Rio foi uma obsessão do ex-governador Sérgio Cabral. Ele conseguiu colocar a cidade no centro da atenção mundial. “E institucionalizou a corrupção em todos os contratos da administração, desde a quentinha do sistema penitenciário até a reforma do Maracanã. E essa questão da violência do dia a dia tem a ver com essas questões”, diz uma procuradora do Ministério Público Federal (MPF) que pediu para não ter o nome revelado.

E, afinal, o Rio tem solução?

A política do Rio de Janeiro está no fundo do poço. Mas uma solução, embora difícil, não é impossível. O diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, Bruno Brandão, afirma que um quadro de corrupção sistêmica a exemplo do Rio demanda reformas legais, institucionais e a consolidação de um amplo consenso social sobre o valor da integridade pública. “Acabar com a impunidade é muito importante, mas não é suficiente. A solução precisa ir além do aspecto penal”, diz.

Brandão lembra que, nos anos 1990, o Espírito Santo sofria com a corrupção entranhada em todas as instituições e em associação com o crime organizado – situação muito similar à do Rio.

“O estado [Espírito Santo] chegou a sofrer intervenção federal após o assassinato de um juiz. Autoridades públicas decidiram, então, se unir a entidades da sociedade civil e do setor privado para promover mudanças. O progresso que alcançaram é impressionante. Não estão livres da corrupção sistêmica, mas aquela situação gravíssima foi superada”, diz o diretor da Transparência Internacional.

Procurador de Justiça em São Paulo, Roberto Livianu defende o fortalecimento de todo o sistema de controle e das instituições que atuam dentro desse universo para combater a corrupção sistêmica no Rio.

Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), Livianu afirma que o caminho para reverter isso passa por Brasília, pela aprovação do pacote de 70 medidas de combate à corrupção, que se encontra parado na Câmara dos Deputados. “É óbvio que não podemos dizer que o Rio está condenado perpetuamente à corrupção, mas precisamos melhorar todo o conjunto de elementos para evitar situações e brechas existentes. Precisamos aprovar o pacote e todas suas medidas, como prisão após condenação em segunda instância e a punição ao caixa 2’ eleitoral.”

O professor Geraldo Tadeu, da UERJ, defende a criação de um conselho estadual de integridade, transparência e compliance para o Rio. “Esse conselho seria nomeado e escolhido, instituído por lei e composto pela sociedade civil organizada, pelo governo do estado e pelos poderes Judiciário e Legislativo”, diz.

Ele também diz que o estado precisa de decisões de Brasília. A reforma política é outra proposta levantada por Tadeu. “A Alerj tem 30 partidos representados. A grande fragmentação, associada à defesa dos interesses locais e corporativos, estimula o ‘toma-lá-dá-cá’. Hoje, para fazer uma maioria, é preciso prometer muitos cargos, muitas verbas e todo tipo de espaço aberto em um conjunto de interesses paroquiais, clientelistas e patrimonialistas”, diz.

Já o ex-deputado Miro Teixeira acredita que falta ao Rio uma palavra: confiança. “É o povo eleger um governador que faça por merecer a confiança do povo. Que a tenha e a mereça. Porque, consertando em cima, na cúpula, você vai consertando para baixo”, afirma o ex-parlamentar. Para ele, não é uma reformulação que demandaria muito tempo. “É coisa ligeira. Isso aí é um conceito de estrutura. Quando está dentro de uma estrutura montada, se não a desfizer rapidamente, ela acaba absorvendo você.”

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Guilherme Valle

    ± 2 dias

    não conseguindo publicar comentário

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo L.

      ± 2 dias

      A culpa é de Bozónaro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JUAREZ ORANDES DA GRAÇA

        ± 2 dias

        A culpa desta bagunça política no Rio, é do povo Carioca, que em termos de votar mal, só perde pra Alagoas. Votaram no gaúcho Brisola 2 vezes, que f.... tanto no Rio que fez um garotinho e aí os cariocas votaram, 2 vezes no Garotinho e não satisfeitos, deram uma de argentinos e votaram na mulher do Garotinho. E veio vindo... Sergio Cabral e depois de preso, votaram no vice, Antonio Pezãp e agora no Witsel. querem o que?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • B

          Bruno Carneiro

          ± 2 dias

          O problema do Rio é a cultura do carioca ter orgulho em ser malandro. Sempre que fui ao Rio alguém tentava me enganar em algo, seja o taxista, o atendente da lanchonete, o frentista...se o povo lá é assim, quem dirá quem assume o poder.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • T

            Tio Sam

            ± 3 dias

            A meu ver, não só no RJ, mas no Brasil todo o grande culpado é o Judiciário. Lento, corrupto e corporativo, deixando antever aos corruptos a certeza da impunidade, dando péssimo exemplo ao povo que acaba aceitando a corrupção como inevitável.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              J. Neto

              ± 3 dias

              Incluir também mudança substancial na legislação penal.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                J. Neto

                ± 3 dias

                Solução: mais educação e mais leitores. Isso a longuíssimo prazo. A curto prazo: campanha maciça para recuperação(econômica, social e política) do Rio. Fácil não é. Mas os primeiros passos precisam urgentemente ser dados.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Intruso

                  ± 3 dias

                  onde os o acerto de contas é na bala.. e nesse caso acaba atingindo infinitas pessoas inocentes.. E o custo ao governo (sociedade) vai se elevando em patamares incontroláveis..

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Intruso

                    ± 3 dias

                    A solução começa pelo fim do proibicionismo. A lei anti drogas só fizeram aumentar drasticamente a violência ñ apenas no Rio, mas em todo o Brasil, pelo fato de se tratar de mercado rentável..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Luigi Tenco

                      ± 3 dias

                      Isso! Libera gerl! Cocaína também? E o lsd? E as demais? Libers tudo que resolve, kkkkkk

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Joviana Cavaliere Lorentz

                    ± 3 dias

                    Miro Teixeira é definitivamente parte do problema. Jamais da solução.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo

                      ± 3 dias

                      Não é possível separar os politicos da sociedade. Os politicos nada mais são que uma pequena parcela do povo. Imaginar que os politicos são corruptos e que a sociedade honesta é surreal. As criticas devem ser dirigidas ao povão, ao lifestyle, a cultura, ao carnaval, a glamorizacao das favelas e a todos que acham que o RJ continua lindo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Roberto Garcia

                        ± 3 dias

                        E a Rede Globo com décadas incutindo sua filosofia demagoga populista esquerdista ? Afinal qual foi o resultado ? Esse caos, isso é fato, qual é sua narrativa? Impossivel eles criarem uma narrativa porque contra fatos nao tem argumentos, ta tudo lá.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Flavio Teixeira

                          ± 3 dias

                          O RJ só tem uma solução: cercar e encher de água. Com todos dentro.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Polaco

                            ± 3 dias

                            O RJ foi capital do País e acostumou-se as benesses, a malandragem, a conversa e dinheiro fácil e a fazer negócios com os "espertos". A partir do Brizola a esquerda dominou e nivelou por baixo, a favela virou referência de sociedade para não dar trabalho de consertar, então deu no que deu, a bandidagem tomou conta há vários anos em todas as esferas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Meg Litton

                              ± 3 dias

                              Só a POLÍTICA????

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Manuel J O Guerra

                                ± 3 dias

                                É um circulo vicioso, políticos corruptos nomeando juízes e procuradores para proteger e manter o esquema criminoso, nunca vai ter solução. Tem que acabar com tudo, zerar, e começar de novo com um poder implacável sem sem questionado até limpar tudo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eduardo Carvalho

                                  ± 3 dias

                                  Lamento informar: texto grande, mas cheio de falhas graves. Cada interlocutor defende seu terreiro e aponta um culpado distante. Vamos ao mais obvio: 1) criar mais um soviet, como proposto pelo professor da uerj, com nomeacao, verba e jeton, so aumenta o bla bla bla. Tipica solucao de especialista da uerj. 2) o jogo do bicho andou em paralelo com o trafico. Quando o bicho fico decadente, passaram para maquinas eletronicas e cassinos clandestinos. O bicho nao se envolveu com a droga. 3) o trafico de drogas entrou do governo do estado atraves do senador Jose Colagrossi, que tinha acordo com Denis da Rocinha e a partir de 1983. Ou seja desde a eleicao de Brizola em 82. Esqueçam esse texto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carlos Montanha

                                    ± 3 dias

                                    O problema do Rio é o de todo o Brasil: estado !! A pergunta que deve ser feita : o que faz com que o fisiologismo seja possível? Resposta: o poder do estado , onde o indivíduo apenas serve como gado para pagar as contas. Reduza-o, retire seu poder e entregue nas mãos dos cidadãos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • X

                                      Xicote

                                      ± 3 dias

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Destemido

                                        ± 3 dias

                                        Rio: o retrato ampliado do Brasil. Não tem mais jeito. Melhor resetar e começar de novo....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Nm

                                          ± 3 dias

                                          Tudo começou com a esquerda. Leonel Brizola, nos anos 70/80, proibiu a policia de "subir o moro"...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Felipe Costa

                                            ± 3 dias

                                            Moro no Rio e tenho uma visão diferente. A questão é mais antiga, desde a monarquia em que já tínhamos privilégios para ocupantes de cargos públicos. Isso continuou sem grandes consequências até a mudança da capital para Brasília. O vácuo causado por essa mudança deteriorou a situação. Dificuldades eram criadas para vender facilidades. O crescimento urbano foi negligenciado e começaram a surgir as favelas. A polícia não ia a esses locais mesmo quando eram pacíficos. O golpe de misericórdia veio com o movimento esquerdista, que foi responsável pela criação do comando vermelho. Este, como toda ORCRIM, precisava se financiar. Esse dinheiro passou a financiar campanhas eleitorais. E voilà.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • F

                                              Flavio Teixeira

                                              ± 3 dias

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Reaça

                                            ± 3 dias

                                            Dou a sugestão ao jornal que faça uma matéria sobre a trajetória e atuação das forças policiais no Rio de Janeiro. A desmoralização da segurança pública desde o período da anistia com a infeliz eleição de Leonel Brizola influenciou demais a política e a opinião da população a respeito das polícias. Não sei como ainda tem cidadão que queira fazer parte dos quadros das forças policiais no Rio de Janeiro.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Reaça

                                              ± 3 dias

                                              O Rio de Janeiro virou uma grande favela com governos próprios. O culpado por isso tudo foi o governador Leonel Brizola, pra neu espanto, muito pouco abordado no artigo. Leonel Brizola facilitou a vida de todo o tipo de corrupção em torno do Estado. Se hoje o tráfico de drogas virou um grande negócio é porque Brizola estabeleceu que toda e qualquer espécie de bandido deveria ser tratado como cidadão dificultando a entrada da PM nas favelas. Desmoralizou a segurança pública, como bom esquerdista que era odiava as polícias, e iniciou o caos na segurança. O crime organizado passou a influenciar tudo o que já vinha acontecendo na política. Somado a isso, o eleitor que não sabe votar.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Daniel M

                                                ± 3 dias

                                                É simples, o crime organizado, o governo do Rio e o STF são a mesma coisa.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Ciro Santos

                                                  ± 3 dias

                                                  Mas o Lulão não garantiu que o Sérgio Cabral era o melhor governador do Brasil e que ele iria mudar seu título de eleitor para o Rio? Tutti buona gente!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luigi Tenco

                                                    ± 3 dias

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Adenilson

                                                      ± 3 dias

                                                      O Rio era a capital do Brasil e exemplo maior do fisiologismo estatal onde as políticas públicas nunca foram levadas ao termo, haja visto a proliferação das favelas e o sempre crescente déficit de moradias! Como dizia Raimundo Faoro, no Brasil, tudo é acordado e transado para fingir que se faz o que deveria ser feito! Junte-se a esse fisiologismo estatal, a reificação do "jeitinho esperto de ser" do malandro carioca, o incentivo esquerdista do caos, a abundância de serviços públicos, o turismo sexual, o carnaval onde se entrega ao Rei "sem regras" (Momo) etc. Hoje colhemos (a corrupção) o que foi semeado por décadas!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Mario José Javarys

                                                        ± 4 dias

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Aromero

                                                          ± 4 dias

                                                          O político brasileiro é reflexo de seu eleitor. A maioria da população brasileira não vota em quem não lhe compra.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Mario Nascimento

                                                            ± 4 dias

                                                            Rede Globo e Carnaval são os câncer do Rio.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • V

                                                              vortice

                                                              ± 4 dias

                                                              Só um "detalhe", à imprensa que tenta contemporizar, rachadinha é um termo de pouco impacto, é até amigável! O termo correto é CRIME DE PECULATO!! Usem as palavras corretas e informem! Façam o papel, causem a indignação necessária!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • R

                                                                RPM

                                                                ± 3 dias

                                                                Essa rachadinha é feita no Brasil todo. Todo mundo sabe.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • V

                                                              vortice

                                                              ± 4 dias

                                                              Quem vai pro Rio via aéreo percebe o tamanho do problema. O Rio é só favela, poluição, violência,... É até incompreensível que alguém se disponha a administrar uma bucha deste tamanho! Obviamente quem entra só pensa em levar uma.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Marcio da costa

                                                                ± 4 dias

                                                                Curioso ouvir Miro Teixeira como analista. Sugiro procurar seu histórico. Emergiu na política diretamente pelas mãos de Chagas Freitas. Era um expoente do chaguismo que virou brizolista. Depois, passou a posar de político honesto.....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Ricardo Amaral

                                                                  ± 4 dias

                                                                  Ouvir o Miro Teixeira para matéria era necessário, mas precisa ser esclarecido: embora nunca tenha tido seu nome manchado por corrupção, ele é uma cria do chaguismo, tanto que foi o candidato do movimento na eleição estadual de 1982, e depois migrou pro brizolismo. Conhece as entranhas da política fluminense, mas pouco fez para ajudar a mudar o estado de coisas.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    André R.

                                                                    ± 4 dias

                                                                    O Rio de hoje, cultivado pela elite carioca do passado, que tinha certeza que lugar de empregado é no morro, amontoado, sem infraestrutura, vivendo em pombais, desasassistidos, está colhendo hoje a miséria e a ignorância plantadas. Os poderosos achavam que a pobreza ficaria vivendo do jogo do bicho, tecendo fantasias para o venerado carnaval. Tolinhos encastelados na orla ! Vão morrer pelas mãos de sua obra. Rio não tem solução. Melhor não mexer.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      André R.

                                                                      ± 4 dias

                                                                      As festas da intelectualidade e artistas cariocas, regadas à cocaína e outras desde os anos 20, estupidificou a cabeça carioca. Deu nisso.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • N

                                                                        Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                                                                        ± 4 dias

                                                                        Infelizmente quem manda no Rio hoje são os traficantes, protegidos, inclusive pela exdrúxula decisão do STF , que proibiu ações policiais nas favelas cariocas!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          mup

                                                                          ± 4 dias

                                                                          Como se não bastasse tudo que o artigo aponta, mais recente contribuição vem de ser dada pelo STF, através do ministro Fachin. Pela decisão deste ministro, a polícia não pode entrar nas favelas. Não pode usar helicoptero para patrulhamento da cidade. O Rio é vítima da soma de desmandos, corrupção, trafico, demagogia e de políticos medíocres. Como Nova Iorque, precisa de um choque de administração para obter sucesso e pacificar a nossa sociedade. Começa com uma operação limpeza: na Assembléia, na Câmara de Vereadores, na Policia e nas milícias. Mas que não se esqueça do Judiciário que tem parcela ponderável de contribuição para nossas mazelas. Veja-se a leniência com que trata marginais.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • M

                                                                            Marcos Ctba

                                                                            ± 4 dias

                                                                            O FUNDO DO POÇO É ELOGIO, É ESGOTÃO MESMO. E o povo de lá é reflexo da miséria que se instalou, conivente e omisso. Cidade maravilhosa só eles que falam para eles mesmos. Rio é Sodoma e Gomorra juntas.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • A

                                                                              André R.

                                                                              ± 4 dias

                                                                              As festas da intelectualidade e artistas cariocas, regadas à cocaína e outras desde os anos 20, estupidificou a cabeça carioca. Deu nisso.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • S

                                                                                Sr. Walker

                                                                                ± 4 dias

                                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • Q

                                                                                  Quincas

                                                                                  ± 4 dias

                                                                                  Fortalecimento de sistemas de controle e aumento de transparência para combate à corrupção são meras ferramentas e esperanças. O problema é o fator humano que passa incólume por todos esses aparatos. Esconderam as sujeiras debaixo do tapete para os megaeventos e depois voltou tudo ao normal. Como diria o velho provérbio: a esperança é a última que morre, pois o esperançoso parte antes.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • A

                                                                                    Ana Luiza

                                                                                    ± 4 dias

                                                                                    O Governo do Rio, por décadas, é dominado por sindicalistas, funcionários públicos, traficantes, 'empresários' coligados, todos fazendo o mesmo: através da LEI conseguindo privilégios e colocando a conta no restante.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • E

                                                                                      Edivaldo S

                                                                                      ± 4 dias

                                                                                      Há reportagens que diz que "o efetivo dos bandidos" é maior que o das forças policiais... precisa dizer mais alguma coisa?.....

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • P

                                                                                        PastorRosevaldo

                                                                                        ± 4 dias

                                                                                        O Rio é o emblema máximo de um Brasil que não deu certo.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • F

                                                                                          FB

                                                                                          ± 4 dias

                                                                                          Rio está destruído. Mas o povo de lá é conivente com isso, ele escolhe isso.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • K

                                                                                            Klin

                                                                                            ± 4 dias

                                                                                            É só fazer um raio X dos candidatos a prefeito do Rio que se vislumbra o continuismo de tudo o que é ruim por lá.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • J

                                                                                              JULIANO RIBAS DEA

                                                                                              ± 4 dias

                                                                                              Lembrando que os políticos nada mais são que reflexo do povo. RJ é outro nível de patifaria. Brasil é ruim, lá é ruim ao quadrado.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • N

                                                                                                NH4NO3

                                                                                                ± 4 dias

                                                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                3 Respostas
                                                                                                • L

                                                                                                  Luigi Tenco

                                                                                                  ± 3 dias

                                                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                • L

                                                                                                  Luigi Tenco

                                                                                                  ± 3 dias

                                                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                • L

                                                                                                  Luigi Tenco

                                                                                                  ± 3 dias

                                                                                                  Léléonel Brizola, outros governadores e prefeitos de esquerda, traficantes e milicianos! Essa foi a fórmula do desastre.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                              Fim dos comentários.