i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Governadores

Ferramenta de gestão ou afronta a Bolsonaro? O que esperar do Consórcio do Nordeste

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 06/08/2019 16:15
Flávio Dino (e) e Rui Costa, durante lançamento do Consórcio dos Governadores do Nordeste, em 29/07/2018
Flávio Dino (e) e Rui Costa, durante lançamento do Consórcio dos Governadores do Nordeste, em 29 de julho: Bolsonaro diz que os governadores nordestinos agem para dividir o país.| Foto: Secom/Bahia

O Consórcio dos Governadores da Região Nordeste, lançado em Salvador no fim de julho, foi apresentado como um mecanismo de gestão pública. A carta de fundação da instituição fala da atuação conjunta dos estados em temas como saúde, segurança e comunicações. O dia-a-dia da administração também é mencionado, e uma das primeiras metas do consórcio é criar um sistema de compras que beneficie os nove estados de forma coletiva. O documento também prega a criação de uma agenda internacional conjunta e uma soma de forças na busca por recursos federais.

O caráter técnico da carta e do ato de lançamento do consórcio, entretanto, não consegue colocar em segundo plano a conotação política que ronda a instituição. O consórcio foi formalizado dias depois de duas polêmicas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o Nordeste: o uso da palavra "paraíba", de forma pejorativa, para se referir à região, e a controversa inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA), em torno da qual o presidente e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), trocaram farpas.

Além disso, o consórcio está estabelecido na região do Brasil em que Bolsonaro teve o pior desempenho na eleição de 2018, e que portanto é tratada como uma espécie de 'bunker' da oposição. Todos os vitoriosos na disputa pelo governo no ano passado apoiaram Fernando Haddad (PT) na corrida presidencial. De quebra, entre os governadores do Nordeste existem dois nomes que já aparecem como possíveis candidatos presidenciais em 2022: o próprio Rui Costa e Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Bolsonaro disse que os governadores do Nordeste agem para dividir o país. "O PT lançou a divisão entre nós. E nós temos de nos unir. Agora mesmo estão tendo indícios de que, se não todos, a maioria dos nove governadores quer começar a implementar a divisão do Nordeste contra o resto do Brasil.

Defensores do consórcio discordam dessa tese e veem na iniciativa dos governadores um movimento focado na melhoria da gestão pública e relatam que eventuais ganhos políticos da ação serão consequência do bom trabalho prestado à população.

Origens e motivações

O modelo atual do consórcio começou a ser gestado em março. Naquele mês, os governadores se reuniram no Maranhão e lançaram também uma carta em que proclamavam a união mas também atacavam duas propostas-chave da gestão Bolsonaro: a reforma da Previdência e a flexibilização da posse de armas.

Naquela época, o debate em torno dos consórcios esteve ainda mais politizado – tanto que pouco após o lançamento do bloco do Nordeste um similar foi fundado pelos governadores de Sul e Sudeste, com a defesa da reforma da Previdência entre as prioridades.

Os consórcios se consolidam em um ano em que os fóruns entre governadores e a discussão do pacto federativo estão em alta. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tem promovido encontros regulares entre os gestores estaduais em Brasília – alguns destes, com a presença de representantes do Palácio do Planalto. Além disso, o Senado tem discutido temáticas ligadas ao pacto federativo, como regulações para o pagamento de emendas orçamentárias.

"Mais Médicos do Nordeste", uma ideia em compasso de espera

A carta de lançamento do consórcio dos governadores do Nordeste é assinada por sete dos noves gestores da região – Ceará e Alagoas são representados pelos vices. No documento, os governadores falam sobre alternativas para a saúde: eles apontam que o plano de trabalho do consórcio prevê a "apresentação do programa de oferta de médicos para a atenção primária na região, visando ampliar os serviços de saúde nas áreas mais carentes dos estados nordestinos".

Antes da formalização do consórcio, a proposta era ainda mais direta: os governadores haviam exposto a ideia de implantar uma espécie de "Mais Médicos do Nordeste". Segundo os gestores, a região foi a mais afetada com a decisão do governo Bolsonaro de modificar o modelo do Mais Médicos, o que levou à saída dos profissionais cubanos. A manifestação do governo Bolsonaro de apresentar uma alternativa ao Mais Médicos, formalizada na quinta-feira (1) com o Médicos Pelo Brasil, alterou a ideia do consórcio.

"Os governadores apoiam a proposta do Ministério da Saúde de criar um programa de médicos para o Brasil e desejam contribuir com a proposta. Para isso, irão solicitar o agendamento de audiência com o ministro", aponta o texto.

Mas é político ou não é?

A conotação política do consórcio é rejeitada pelo presidente do diretório do PT na Bahia, Everaldo Anunciação. Para ele, a mobilização dos governadores tem foco na qualidade da gestão pública e na superação das dificuldades que marcam a região, que reúne mais de 55 milhões de habitantes e detém os piores indicadores sociais do Brasil.

"Não é uma resposta política ao governo Bolsonaro, e sim uma resposta administrativa", disse. Anunciação afirmou também ser coincidência o lançamento do consórcio em data tão próxima à controversa declaração de Bolsonaro sobre os "paraíbas".

O presidente do PT-BA declarou ainda que vê com naturalidade a menção dos nomes de Rui Costa e Flávio Dino como presidenciáveis. "A sociedade está olhando para o trabalho deles e vendo que eles estão entregando resultados mesmo tendo menos recursos à disposição. Além disso, ambos têm muita capacidade política. Então se são apontados como possíveis candidatos à Presidência, é resultado do bom trabalho que desempenham", afirmou.

Já o vereador de São Luís Chico Carvalho, presidente do PSL do Maranhão, interpreta a formação do consórcio como uma "política burra" por parte dos governadores.

"É um ato de enfrentamento ao governo. E uma verdadeira burrice. Porque o Bolsonaro não vai, em hipótese alguma, prejudicar a população do Nordeste. Então eles não precisam fazer essa mobilização", relatou. Para o parlamentar, Bolsonaro "vai tirar de letra" o que ele menciona como um desafio apresentado pelos governadores.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Pedro tenvia

    ± 2 dias

    A política no nordeste é o que tem mais próximo de usar da miséria do povo para se dar bem, com Bolsonaro começa a complicar, motivo da gritaria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 2 minutos

      onde você é ?? pelo linguajar não é daqui, pois sou e o que você fala não procede. quem explora a pobreza da região e de outras é governos como do atual presidente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo renato rakowski

    ± 5 dias

    O Nordeste é o meu País, independência já.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Renê M. P. Mendes

      ± 2 dias

      Já deviam ter largado a teta do sul.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo

      ± 2 dias

      Faz isso mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson genez

    ± 5 dias

    Se o Governo trata o nordeste com desdém, reduzindo investimentos do governo federal na área, é natural que os governadores busquem alternativas. Desde que assumiu, Bolsonaro nunca tentou "unir o Brasil", pelo contrário. Seu discurso sempre acaba acirrando mais os animos que apaziguando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson genez

    ± 5 dias

    Se o Governo trata o nordeste com desdém, reduzindo investimentos do governo federal na área, é natural que os governadores busquem alternativas. Desde que assumiu, Bolsonaro nunca tentou "unir o Brasil", pelo contrário. Seu discurso sempre acaba acirrando mais os animos que apaziguando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 5 dias

    Mais uma vez nordeste.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

    ± 5 dias

    Estes partidos não possuem capacidade de gestão, e irão destruir seus estados....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander

    ± 6 dias

    Anunciação disse que é coincidência o consórcio nordestino, logo após a polêmica fala de Bolsonaro. Como diria Winston Churchill "é muita coincidência pra ser coincidência". Se os milagrosos governadores do sertão são contra a nova previdência, que se criem cláusulas na reforma impedindo aportes de dinheiro, para cobrir os futuros rombos no orçamento das já combalidas contas nordestinas. É muita demagogia destes socialistas, e quem paga pra variar é o sertanejo sofrido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dionisio Francisco Grabowski

    ± 6 dias

    Nao se são ao respeito de solucionados juntos tantos problemas com os 20 estados restantes,ficam numa ilha de fantasia vivendo numa redoma e pior se achando os tais como se fossem! Perderam o respeito total sendo petistas,o Brasil mudou!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

    ± 6 dias

    Interessante, perguntas, é o primeiro passo da secessão? Já escolheram a capital?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 2 dias

      Pode crer! Bravata deles é como o tamanho do ego de um chiuaua. Depende em quase todos os sentidos do gov federal e o que mais exportam são emigrantes. Isso é fato, coisa que esquerdista não consegue ver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 6 dias

    O volume de políticos corruptos, envolvidos em falcatruas no Nordeste é maior do que em outras regiões do país. Administrar para o povo que é bom não fazem, já estão ricos e querem mais. Como o governo Bolsonaro voltou os olhos para o povo do Nordeste eles temem perder a mamata porisso estão criando esta barreira que eles chamam de consórcio! Chega a ser ridículo! O povo nordestino já não come na mão destes péssimos políticos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 0 minutos

      De onde tiraste estes dados, segundo a operação lava-jato mais de 60% dos politicos são do eixo sul e sudeste.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 6 dias

    Consórcio, de coronéis e curralistas, a derradeira tentativa de sobrevida da Cooperativa Vermelha. Aliás, MP que tal dar uma olhadinha nas constas dos tais Consórcios Intermunicipais de Saúde, que se dizem compradores de remédios em melhores condições, etc. Tem muito gente mudando o status patrimonial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz alexandre giovanella

    ± 6 dias

    Temos que começar uma campanha nacional para o banimento de todos os politicos nordestinos,nao e de hoje que se sabe dessa cambada de coroneis a anos e anos atrapalhando o Brasil de crescer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      gilson genez

      ± 5 dias

      até parece que aqui no sul só tem político honesto

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Helano Pinheiro Veras

    ± 6 dias

    Sou do Nordeste e é simplesmente ridículo o que fazem estes "governadores" aqui infelizmente há a prática do "Curral Eleitoral" estes senhores pensam que são donos da região e ignoram a democracia e tentam a todo custo se perpetuarem no poder. A população nordestina tem de dar uma basta nessa prática politiqueira que nos dar vergonha. O presidente Jair Bolsonaro é um fenômeno e tem realizado um excelente governo, certamente será o melhor da história do país se nós ajudarmos de forma responsável a contribuir com este governo. É necessário dar uma basta nesses "governadores" fraudulentos que tenta desestabilizar o país dividindo o povo brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 2 dias

      Força! Que mais conciadãos e patrícios percebam isso e apóiem o novo Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander

      ± 6 dias

      Paulo Helano, muito bom seu texto, quem dera a maioria dos nossos irmãos nordestinos tivessem esta lucidez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 6 dias

    Parabéns aos governadores do Nordeste. Num momento de vácuo de poder presidencial, período histórico vergonhoso, é preciso buscar soluções para os problemas socio-econômicos. Enquanto isso, aqui no Sul e Sudeste, os governadores não largam o sa-co desse "vácuo" há há há

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 2 dias

      Comentário de mirim ou corno? Os dois? De qqf é tão patético que ri alto do seu comentário, p.c (farias?).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      A.C.T.

      ± 6 dias

      Uma hiena rí mais que você!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 6 dias

    Moro na Bahia há 19 anos e sei do que estou falando. Infelizmente o NE é um grande curral eleitoral, com pessoas subservientes e que se deixam manipular facilmente. Os políticos daqui vivem de criar dificuldades para vender facilidades, exploram os menos favorecidos e tripudiar sobre os desvalidos, fazem questão de manter o povo na miséria e controlam o voto distribuindo migalhas aos eleitores. Essa é a verdade, infelizmente. Rui Costa, assim como todo petista, não passa de um cana/lha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willy Rossi Dierkes

    ± 6 dias

    Infelizmente os políticos nordestinos não podem ser levados a sério. Cabe ao povo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 2 dias

      Povo de lá tá no curral eleitoral ou deixando seus estados a caminha de São Paulo, capital. Pobre povo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willy Rossi Dierkes

      ± 6 dias

      Cabe ao povo local mudar isso, se é que desejam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 6 dias

    Já passou da hora desses Virgulinos mostrarem progresso, e diminuírem a eterna - e lucrativa - dependência de recursos federais !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 6 dias

    Para o Nordeste a Venezuela é logo ali. É só continuar apoiando o PT ou PDT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 7 dias

    ISSO é facçao criminosa...governantes do nordeste são os piores do brasil ...acostumados a roubar um povo miseravel ,analfabeto e trocam votos por balde de agua.....enquanto vivem em mansoes com piciscinas.....roubam escolas e merenda escolar ...é uma cambada de bandidos e não se salva nenhum ....cambada de safados senvergonhas e cara de pau.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 7 dias

    Consórcio de governadores é um nome pomposo para formação de quadrilha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deco Bamba

    ± 7 dias

    Nordeste tem estados mais atrasados em relação ao sul mas tolerar um presidente analfabeto e ogro passa dos limites. O pessoal que defende o Bozo dá as desculpas mais esfarrapadas esquecendo que um dia tiveram alguma educação básica. Não devemos ser xenófobos com o resto do pais só porque discordam de uma pessoa ignorante. O Brasil tem que ficar grande e não pequeno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      A.C.T.

      ± 6 dias

      Devemos ser xenófobos somente com a turma da esquerda é isso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 7 dias

    Jornalista... Bolsonaro não usou palavra "paraíba" de forma pejorativa para se referir à região Nordeste. Ele disse que dos governadores do nordeste, o da Paraíba chega a ser pior do que o do Maranhão.. É a opinião dele, com a qual corroboro. Nada de errado nisso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      A.C.T.

      ± 6 dias

      Vá explicar isso para essa nossa imprensa vermelha...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willy Rossi Dierkes

      ± 6 dias

      A designação ¨paraíba¨é de uso comum no sudeste do País.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 7 dias

    Pense numa oposição burra! Em vez de alavancar para melhorar a região faz o quê? Queda braço com o resto do Brasil! Lamentável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Dos Santos Júnior

    ± 7 dias

    Só Deus pra ter misericórdia desta nação! Quanto aos nordestinos deveriam era deixar de fazer parte do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Somente Verdades

    ± 7 dias

    Beleza, é só parar de enviar o dinheiro do Sul e Sudeste pra lá que está tudo certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 7 dias

    Essas tranqueiras não têm aonde caírem mortos , ainda querem cantar de galo . Só muita borrachada neles !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    nilson viana

    ± 7 dias

    Acho que subliminarmente querem a separação a região do resto do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      A.C.T.

      ± 6 dias

      Mas o dinheiro eles querem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]