• Carregando...

#77 - Grandes bancos na mira da Lava Jato; o Brasil na rabeira do ranking de competitividade; a bronca com a Serpro

***1) Neste ano, as operações da Polícia Federal (PF) começaram a mirar bancos usados para lavar o dinheiro desviado dos cofres públicos. Pelo menos seis instituições bancárias já aparecem em investigações da força-tarefa: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BTG Pactual, Itaú, Bradesco e Santander. A homologação da delação do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, fechada com a Polícia Federal, ainda pode abrir caminho para investigações mais aprofundadas sobre as principais instituições financeiras do país. Entre os alvos do ex-ministro nos depoimentos da delação estão o BTG, Banco Safra, Itaú/Unibanco, Bradesco, dentre outros. A correspondente em Brasília Kelli Kadanus explica o caso.

***2) Não é motivo de orgulho para ninguém, mas o Brasil é ruim em muita coisa quando se trata da comparação de indicadores com outros países. Mas há um item que não tem para ninguém: o excesso de burocracia. Quando se trata de burocracia o país aparece em último lugar no ranking de competitividade global, organizado pelo Fórum Econômico Mundial. E não é uma exclusividade da última edição do ranking: o Brasil está no fundo desse poço há mais tempo, pelo menos desde 2016. Curiosamente, a nota do Brasil nessa categoria quase sempre é o mesmo: 1,7. Em 2019, a nota se repetiu, e o país ficou na última posição do ranking, no 141º lugar e com o pior score, de 11,4 – em uma escala que vai de 0 a 100. A repórter de República, Fernanda Trisotto comenta o ranking.

***3) A Serpro, depois de anos dando prejuízo para o governo, vai ser privatizada. A estatal que deveria servir o Governo Federal com serviços de tecnologia da informação está aumentando a quantidade de cliente do setor privado, neste ano foram 800 empresas. A Serpro cuida dos dados da população, mas ela garante que não há uso indevido de dados. Giulia Fontes, repórter de República, esclarece tudo sobre essa privatização.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]