i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

7 medidas inevitáveis no Brasil após a declaração de pandemia de coronavírus

  • 11/03/2020 20:49
  • Atualizado em 17/03/2020 às 14:35
Coronavírus
Passageiros desembarcam no Aeroporto de Guarulhos com máscaras: novo coronavírus se alastra e preocupa as autoridades de saúde do Brasil.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Com 118 mil casos em 114 países, a Organização Mundial da Saúde decidiu declarar estado de pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira (11). No Brasil são 52 episódios confirmados de covid-19, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde.

“Agora, de uma maneira até certo ponto tardia, a OMS concorda com a posição brasileira de que estava diante de uma pandemia. O Brasil já vinha alertando para isso”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em sessão extraordinária da comissão geral da Câmara dos Deputados. Ele falou aos parlamentares sobre ações de enfrentamento à doença e como proceder neste momento. Mandetta aproveitou para pedir aos congressistas um aporte de R$ 5 bilhões da verba de custeio para o Ministério da Saúde combater a nova doença.

Segundo o ministro, o Brasil vai continuar com o protocolo emergencial nacional. "Ainda não temos transmissão sustentada, mas devemos ter", previu. Neste caso, quando a doença atingir cinco linhas de transmissão e passar a ser comunitária, haverá mudanças nas medidas de contenção, sendo feita por amostragem e restringindo a realização dos testes apenas para os casos mais graves.

Conheça as principais medidas estudadas pelo governo nesse momento para tentar conter a pandemia do novo coronavírus no Brasil:

Todos os recém-chegados ao Brasil devem fazer exame de coronavírus

O ministro Mandetta orienta que toda pessoa que desembarque de avião no Brasil e apresente algum sintoma, como febre, tosse ou coriza, deve procurar um posto de saúde para passar pelo teste de coronavírus. Antes de a OMS declarar a pandemia, apenas passageiros oriundos de países com casos confirmados e que apresentavam sintomas eram testados.

O ministro citou, como exemplo do que não deve ser feito, o caso do marido da primeira paciente a ser diagnosticada com o novo coronavírus em Brasília. Mesmo com a mulher internada, o marido se recusou a fazer exames e cumprir a quarentena domiciliar. Na última terça (10) foi confirmado que ele está infectado com o novo coronavírus. Mandetta ressaltou que a população não pode seguir esse tipo de comportamento, e que é necessária a cooperação de todos.

Redobrar atenção ao grupo de risco: acima de 60 anos e doentes crônicos

O governo dará atenção especial ao grupo de risco para coronavírus formado por idosos acima de 60 anos e doentes crônicos. “Esse é o grupo que a gente quer superproteger”, ressaltou Mandetta. O ministro pontuou a necessidade de redobrar os cuidado com idosos em asilos, por exemplo. Ele pede às pessoas que, porventura, apresentem sintomas da doença, que evitem o contato com pessoas idosas.

Governo cogita suspender aulas e antecipar férias

O ministro da Saúde afirmou que está em análise a possibilidade de antecipar férias escolares em função do coronavírus, apesar de achar precipitada qualquer decisão nesse sentido agora. “Tem uma discussão. Ontem fiz uma reunião com o ministro [da Educação, Abraham] Weintraub sobre isso”, afirmou.

Mandetta ponderou que é preciso avaliar com quem os alunos ficarão em caso de suspensão das aulas. “Se for para colocar com os avós, vou contaminar aqueles que mais quero proteger, que são os idosos e os doentes crônicos”.

Em vídeo publicado no Twitter, nesta quarta-feira (11), Weintraub falou da possibilidade de antecipar as férias escolares. Ele aconselhou faculdades e institutos a organizar trabalho remoto dos seus funcionários. "(Vamos) deixar muito com os gestores a flexibilidade de adaptar e mandar sugestões (ao ministério), como mudar as férias. Pensem em um cenário de contingência. Esta é a melhor solução", disse.

O governo do Distrito Federal se antecipou a essa medida e decidiu suspender aulas, eventos fechados e autorizações para manifestações em espaços públicos por cinco dias a partir desta quinta-feira (12) devido ao novo coronavírus.

Contratar mais equipes médicas e ampliar atendimento

Aumentar o horário das unidades de saúde já estava nos planos do ministério. Está prevista a ampliação de 1,5 mil para 6,7 mil postos de saúde no programa Saúde na Hora. Mandetta aproveitou a sessão na comissão geral para pedir mais recursos aos parlamentares. O custo das novas contratações deve chegar, de acordo com Mandetta, a R$ 1 bilhão.

A responsabilidade do primeiro atendimento será a assistência primária. Segundo o ministro, 90% dos casos podem ser atendidos nesse nível de atenção e 40 milhões podem ser beneficiados. Caso a epidemia avance os testes serão feitos por amostragem e o diagnóstico será feito por nexo causal.

O ministro Mandetta ressaltou a importância de também proteger médicos e enfermeiros nesse momento, por serem eles os profissionais na linha de frente do tratamento. Segundo ele, será realizado o chamamento de 5 mil médicos e feitos contratos para mil leitos de UTI a fim de atender a nova demanda gerada pelo coronavírus.

Além disso, os secretários de Saúde estaduais foram alertados a se organizarem e reavaliarem os próprios sistemas de saúde. Segundo o ministro, não adianta “copiar e colar” o plano feito para enfrentar o surto de H1N1. Segundo ele, o coronavírus exige um novo protocolo de contenção.

Medidas para o ambiente de trabalho

Mandetta afirmou que pode ser necessário estimular o trabalho em horários alternativos, escalas e home office para evitar a disseminação da doença no ambiente de trabalho. Nesse caso, o governo pode apenas recomendar essas práticas, já que essa é uma decisão que cabe às empresas.

Além disso, segundo ele, será preciso disciplinar atestados médicos e faltas no trabalho. A intenção é evitar ao máximo que o trabalhador precise ir até o posto de saúde, por exemplo, para pegar apenas um atestado e entrar em contato com outros doentes ou aumentar o fluxo das unidades.

Combate às fake news

O enfrentamento às fake news também faz parte do plano de ação do Ministério da Saúde contra o coronavírus. Para enfrentar a propagação de notícias falsas sobre a doença, o órgão mantém um site atualizado com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus e como proceder em caso de sintomas. Todas as informações podem ser consultadas, aqui.

Prevenção do coronavírus no sistema carcerário

O ministro deve conversar com representantes do Judiciário para determinar um plano de ação com relação aos presos. Pois trata-se de uma população hiperconcentrada e em situação de insalubridade.

A intenção é evitar o que ocorreu na Itália, onde uma rebelião deixou seis mortos, em um presídio de Modena. Outras três prisões registraram distúrbios e tentativas de fuga, segundo aVeja. Entre as muitas medidas para conter o coronavírus, o governo italiano determinou a redução de visitas.

Os detentos protestaram por melhores condições para evitar a propagação do coronavírus. Já o Irã anunciou a libertação de 70 mil presos, por não conseguir evitar a proliferação nas cadeias.

11 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 11 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    Guilherme Pereira

    ± 1 horas

    Pior mesmo é o presidente do BRASIL mais sem noção do Mundo onde diz que tudo que se viu do Corona Vírus é fantasia da mídia!!! nossa estamos perdidos mesmo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 3 horas

    Se fosse mais letal, eu iria incentivar os bailes funk, festivais de sertanojo universitário, shows de pablo vitar, mc isso, mc aquilo, congressos do pt, do psol, do pcbão, do pstu, do pdt, do psdb, do mdb, do psl...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 3 horas

    Se fosse mais letal, eu iria incentivar os bailes funk, festivais de sertanojo universitário, shows de pablo vitar, mc isso, mc aquilo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Helena T.de Castro Hartard

    ± 3 horas

    No Irã, devem ser os presos políticos. Pessoas inofensivas, que não mataram . Só foram contra o governo. Então, podem soltar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Karpeno

    ± 4 horas

    Alguém sabe onde posso comprar vestuário Hazmat? Resolve, parcialmente o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Julio Cesar

      ± 4 horas

      kkkk se chegar ao ponto de utilizar proteção Hazmat , estamos todos mortos !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vi Lopes

    ± 4 horas

    Dentistas que trabalham em Unidades Públicas de Saúde são imunes? Só vi falarem de médicos e enfermeiros...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Cesar

    ± 4 horas

    Prevenção para os CARCERÁRIOS E A MORTE !!! O governo deve apenas pensar em ajudar o trabalhador , mas o governo , estado e prefeituras não tem capacidade intelectual ou estrutural para lidar com essa Doença .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 5 horas

    Logo logo a esquerda e a globo começam uma campanha pra abrir as portas das cadeias...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Samyr

    ± 13 horas

    Um dos problemas é que no Brasil as pessoas tem dificuldade de cumprir ordens. Se o governo federal ou qualquer estado pedir a população que fique em casa acho que muitos não vão dar a minima pra isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Filipe Reis

    ± 14 horas

    "O governo do Distrito Federal se antecipou a essa medida e decidiu suspender aulas, eventos fechados e autorizações para manifestações em espaços públicos por cinco dias a partir desta quinta-feira (12) devido ao novo coronavírus." Devido ao coronavírus ou às manifestações de 15/03?Quer dizer que vão erradicar a doença em cinco dias? Só bobinho não enxerga a malandragem desses picaretas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]