i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Serviço

Crise fiscal no Brasil: o que está por trás disso? Entenda em 1 minuto

  • PorGazeta do Povo
  • 16/10/2020 10:26

Economistas e bancos nacionais e internacionais apontam que o Brasil pode estar prestes a entrar em uma crise fiscal dada a falta de ação do governo.

Entenda o que isso significa.

O Brasil pode entrar em uma crise fiscal, de acordo com economistas

O que diversos relatórios de bancos apontam é que o governo brasileiro e o Congresso Nacional têm feito muito pouco para evitar o crescimento da dívida pública.

De acordo com essas instituições, os motivos são a falta de comprometimento para conter gastos e a política fiscal do país - que pode deixar de autossuficiente se nada for feito.

A discussão sobre o Renda Cidadã é apontada como um dos principais pontos de preocupação, porque o governo claramente não sabe de onde vai tirar o dinheiro para bancar o programa.

Isso pode fazer com que os gastos que já são altos fiquem ainda maiores, aumentando a dívida pública e caminhando para essa crise fiscal.

A estimativa do Itaú Unibanco, por exemplo, é que o custo do Bolsa Família dobre em 2021. Só isso faria com que os gastos acima do teto ficassem na casa do R$ 20 bilhões.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.